Texto: Colossenses 1. 3-8
Introdução: Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus. E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele: – Ei, desce do muro agora… Vem pra cá! Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás: – O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês? Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu: – É porque o muro é MEU!!! Nunca se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem dono!!
Que motivos de gratidão a Deus identificamos em nossa igreja e assim percebemos que não estamos vivendo em cima do muro?
- A Fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
“Creia em sua crença e duvide de suas dúvidas; não cometa o erro de duvidar de suas crenças e de crer em suas dúvidas”. Charles F. Deems
Romanos 10.9, A superioridade e suficiência da pessoa de Cristo e de Sua obra como Cabeça da Igreja exigem dedicação exclusiva, esta é a idéia do livro de colossenses. Ele (Jesus) ocupa o primeiro lugar, não é fé nas pessoas, na política…
- O Amor demonstrado para com os irmãos(a).
No corre-corre de um terminal rodoviário algumas pessoas derrubaram um tabuleiro de maçãs-do-amor, esparramando-as pelo chão. Somente um homem parou para ajudar a pequena vendedora. – Ao começar a recolher as frutas, ele percebeu que ela era cega. Gentilmente ajudou-a a levantar o tabuleiro e a ajuntar as maçãs. – Ao ficar verificar que várias de suas frutas se estragaram na queda, a menina ficou visivelmente apreensiva: – Minha mãe vai ficar muito triste. – Não se preocupe, minha querida, disse-lhe o homem, eu pago as maças que se estragaram. Pagou e despediu-se dela, mas ela o chamou e perguntou: – Moço, é você que é Jesus? – Não, minha querida, mas sou um dos amigos dele.
João 13.35 Não é pela roupa, não é pela placa da igreja, não pela entonação de voz do pregador, não pelas curas ou quantidade de programações eclesiásticas, mas pelas atitudes e pelas palavras que vem de Jesus através de nossas vidas.
- Esperança durante a vida na recompensa do céu.
O dito popular diz “A esperança é a última que morre”. Para o cristão a esperança não é a última e nem morre.
Filipenses 3. 20, A nossa esperança é o céu, somos peregrinos aqui, por isso trabalhe, lute, use as coisas, mas não coloque o seu coração nas coisas desta terra, porque a nossa recompensa não é aqui.
Conclusão: Esse estilo de vida dos irmãos de colossenses fez com que a proclamação do Evangelho tornava disponível a todo o mundo, em contraste com a mensagem exclusivista dos hereges v.6. Quanto ao futuro deles( os cristãos) na caminhada cristã na terra, Paulo pede a Deus que eles tenham conhecimento espiritual da Sua vontade, 9-10. Paulo pede a Deus que eles tenham força espiritual e gratidão pelas bênçãos recebidas em Cristo v.11-14.
“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”. Efésios 6.10 Pr. Angelo