Ilustração: Qual o nosso objetivo final?
Texto: Apocalipse 22. 1-5.
Apocalipse: Desvelar, remover, manifestar. Esta é a revelação de Jesus Cristo, ele é o centro de todo esse livro. No capitulo 21. v. 1-8 o lugar que está sendo preparado para os santos, v.9-27 a descrição deste lugar.
Como será minha vida futura? As minhas decisões hoje afetarão a minha eternidade? Onde vou morar eternamente?
Duas necessidades imprescindíveis serão plenamente atendidas na Nova Jerusalém:
Necessidades físicas plenamente atendidas.
1 – Por meio da água da vida. v.1.
No oriente, que é quente e pobre de lagos e rios, água de valor inestimável, água que significa condição básica para vida vegetal, animal e humana. A ideia um rio transmissor de vida, sustentador.
Estamos na região sul acordando para o valor da água, “menino saí logo do banho”, Não haverá discrepância entre o homem e seu ambiente natural, não haverá mal estar no físico, porque haver água pura.
2 – Por meio da árvore da vida. v.2.
A árvore no éden indicava dependência do homem para com Deus. (as pessoas se concentram na maçã). O homem no céu em seu estado perfeito comerá e viverá para eternidade. Isso significa o que? Completa dependência. A árvore não passará pelo ciclo normal, pois dará fruto em qualquer mês do ano.
Não haverá vida independente de Deus o que torna a vida sem graça e morte Apocalipse 21.4, desfrutaremos de uma boa saúde.
3 – Por meio de um ambiente propício. v.5.
As surpresas ruins (assaltos, exércitos, crimes) geralmente acontece a noite, falta de luz. Na nova Jerusalém não precisara de energia, luz ou sol, porque o brilho vem de Deus.
Você se sente bem em um ambiente desagradável? Estes dias de ambiente ruim estão contados. Não haverá mais tsunami, quedas de avião, pais perderem filhos, arrombamentos, funerais, decepções conosco e com os outros.
Necessidades espirituais plenamente atendidas.
1 – Por meio de uma separação de qualquer maldição. v.3a.
Maldição: coisa maldita, qualquer coisa digna de desaprovação ou do juízo divino. Não existira mais o tentador, coração enganoso, árvore do conhecimento do bem ou do mal, tentações interna e externa, não haverá pecado, logo não haverá condenação ou vingança de Deus.
Hoje por causa do pecado, lutamos para fazer a vontade de Deus, usamos princípios, ficamos ansiosos, somos confrontados pela palavra, mas aquele persevera até o fim, no céu nunca mais sentira a desaprovação de Deus.
2 – Por meio de um serviço completo a Deus. v.3b.
Serviço, prestar culto, honrar. Não haverá ociosidade, a nossa visão de trabalho foi deturpada pelo pecado porque antes o trabalho era para o prazer Genesis 2.15, passou a ser sobrevivência e peso Genesis 3.17.
Na Nova Jerusalém iremos descansar como? Trabalhando, será um trabalho sem se cansar, esse é o descanso que o povo de Deus entrará segunda a epístola aos hebreus. Trabalhar adorando sem transtorno.
3 – Por meio de uma contemplação face a face. v.4.
No antigo testamento se Deus faz brilhar seu rosto sobre Israel a nação recebe paz, Números 6.25,26, mas se Deus esconde ou desvia seu rosto, dá a entender que a graça foi retirada, Salmo 13.2. Nas nossas frontes está o nome dele: “A idéia é de segurança, propriedade, identidade com o ser divino”.
Essa aproximação com Deus de forma eterna é segurança, é lugar tranqüilo, é céu, é Nova Jerusalém.
Conclusão: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição), e são muitos o que entram por ela, porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos o que acertam com ela” Mateus 7.13-14; Jesus disse “Eu sou a porta” João 10.9; Nós estamos caminhando para os fins dos tempos, muitos tem pregado que o céu é aqui, as conquistas são aqui, mas não é.
A vida é breve, ninguém pode afirmar estar vivo na segunda-feira, por isso, nas cartas as igrejas em Apocalipse Ele encerra dizendo as igrejas “Quem tem ouvidos, Ouça o que o Espírito diz”. Não é aqui o descanso, aqui é luta contra o pecado, as tentações, aqui é o conteúdo da pregação de Jesus “Daí por diante, passou a Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque o está próximo o reino dos céus” Mateus 4.17.
Nós vivemos nesta pátria estranha para nos prepararmos para a nossa verdadeira pátria que é a Celestial. Somos estrangeiros, peregrinos neste mundo!
Ilustração: O garoto viajava sozinho no trem, num dia quente. Total desconforto, uma senhora perguntou ao menino, você não esta cansado de tanta viagem. O garoto sorriu e disse: Estou um pouco, mas não tem problema não. Me pai estará me esperando na chegada. Jesus estará nos esperando na chegada!