Introdução: A palavra “Carnaval” está relacionada com a idéia de deleite dos prazeres da carne que vem da expressão latim “carnis valles”, sendo que “carnis” significa carne e “valles” significa prazeres. Teve suas origens em 600 a.c a 520 a.c pelos gregos através de cultos em gratidão aos deuses da fertilidade e foi adotada pela igreja católica em 590 d.c, portanto o carnaval significa um adeus à carne, isto é, um abuso da carne extravasando os desejos durante alguns dias e depois entro em um período de abstinência e jejum, ou seja, a quaresma que antecede a páscoa cristã.
Os cristãos não participam do carnaval dos 4 dias, mas é salutar lembrar que dentro de todos os crentes em Cristo, a desejos da carne independente da data carnavalesca, “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne” Romanos 7.18. Muitos se retiram neste período para acampamentos e retiros religiosos (o que é muito bom), porém os desejos continuam, pois o problema do carnaval não está somente do lado de fora em seus adereços, músicas e fantasias, mas principalmente do lado dentro, isto é nas concupiscências que desagrada a Deus.
Texto: 1 Coríntios 10.1-13.
Contexto: A bíblia conta que os Israelitas participavam de enormes bênçãos espirituais. Presenciaram as 10 pragas contra os egípcios, enquanto eles ficaram livres, foram guiados pela nuvem da Shekina, a própria presença e glória do Senhor que os acompanhavam e os protegiam, passaram pelo Mar Vermelho, tinham como líder alguém que falava com Deus como amigo (Moisés), eram supridos com o maná, uma comida sobrenatural. E apesar dos enormes privilégios e bênçãos, os Israelitas tiveram uma enorme queda, eles “caíram na folia” em pleno deserto e Deus não se agradou deles e eles morreram no deserto. Como não cair na folia da carne, sem pular propriamente dito o carnaval ?
Falaremos neste texto sobre os 5 Perigos da Carne:
1. A COBIÇA v.6
A palavra cobiçar significa: Desejar, ter prazer, deliciar com o do outro (o proibido). Não cobiçar era 10º mandamento em Êxodo 20.17.
Esse é o pecado mais antigo na raça humana, pois teve origem no Jardim do Éden: Prazer ou delícia. O casal tinha tudo, mas queria um pouco mais. O povo de Deus no deserto tinham o maná, mas desejaram a comida do Egito, conforme vemos: “Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito” Números 11.5.
Ilustração: Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma sítio que lhe dava muita despesa. Ele reclamava que era um homem sem sorte, pois tinha dores de cabeça por causa da propriedade. Pediu então ao amigo poeta para redigir o anúncio de venda do seu sítio, pois acreditava que, se ele descrevesse a sua propriedade com palavras bonitas, seria muito fácil vendê-la. E assim Olavo Bilac, que conhecia muito bem o sítio do amigo, redigiu o seguinte texto: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda.” Meses depois, o poeta encontrou o seu amigo e perguntou-lhe se tinha vendido a propriedade. “Nem pensei mais nisso”, respondeu ele. “Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía.” Olavo Bilac (Poeta Brasileiro)
Hoje é o 4º domingo da família em nossa igreja, sendo assim posso dizer que este mundo (mídia…), o diabo e a “carni valles” fará de tudo para colocar na sua mente que o que Deus lh, que você precisa trocar de família como se troca de roupa por uma marca nova que está na moda. Seja em período carnaval ou não, você está disposto a não viver na cobiça? Alguém bem disse: “Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos!”
Foi o Senhor Deus que nos presenteou com uma família, um cônjuge (a), e que mesmo que o meu lar não seja mil maravilhas, mas por meio da minha vida com Deus, ele é santificado 1 Coríntios 7.14 .
“… cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”. Tiago 1.14
- A IDOLATRIA 7.
Em Êxodo capítulo 32. 1-10 é narrado essa história. Naqueles dias em que o líder Moisés se ausentou do povo por quarentas dias para receber ordenanças de Deus (Êxodo 24.18), eles se tornaram idólatras e criaram deuses para os conduzirem, então comeram, beberam e se divertiram: dançar ou entregaram-se a farra, aqui sugere atividade sexual ilícita. A idéia é bebedice e possível nudez, isso não se parece ao carnaval de nossos dias?
Os olhos dos israelitas não se contentaram com um Deus invisível, eles não tiveram paciência por esperar as instruções do Senhor e por isso eles caíram na idolatria. O primeiro mandamento era justamente a não idolatria. “Não terá outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura…”. Êxodo 20. 3-4.
Ilustração: Houve um pintor de quadros que se esmerou num quadro em que representava a última ceia. Colocou o quadro em exposição e ficou por perto, a fim de observar as reações dos que por ali passassem. Ouvi opiniões assim: Como está lindo aquele cálice… a toalha da mesa está perfeita… Ele rasgou o quadro e explicou: “Eu pintei o quadro para que fosse admirada a pessoa de Cristo, mas estou vendo que os acessórios é que chamam a atenção”.
Este mundo (mídia…), o diabo e a “carni valles” fará de tudo para você não colocar Jesus em primeiro lugar na sua vida, a sua carne buscará “coisas visíveis ou invisíveis” para adorar no lugar de Deus, e esse mundo lhe dirá não espere pelas orientações do Senhor, apenas busque a “satisfação pela satisfação” e busque os “bezerros” do seu coração. Quais são os seus ídolos? “Um ídolo na mente é tão ofensivo a Deus quanto um ídolo na mão”. A. W. Tozer.
Mesmo em lutas intensas do nosso dia a dia (como angustias, decepções, desejos…), Nós que tivemos um encontro com Jesus como o Senhor e Salvador podemos dizer: Eu sei e creio que Ele está presente em minha vida (Deus Emanuel), Ele cuida de mim, e eu não preciso ser satisfeito por bezerro nenhum, eu não preciso enxergar um deus visível para a minha fé se satisfazer, porque eu o adoro em espírito e em verdade, eu o adoro na beleza da Sua Santidade e Majestade.
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. 1 João 5.21.
- A IMORALIDADE v.8
A palavra imoralidade significa: Entregar-se a relação sexual ilícita ou cometer fornicação. Qualquer que seja o assunto sobre a vida sexual que não esteja de acordo com a bíblia, é chamado de pecado.
Não é por acaso que o próximo perigo mencionado é a imoralidade. Imoralidade e idolatria andam de mãos dadas! Uma dupla diabólica! “o povo começou a entregar-se a imoralidade sexual com mulheres moabitas… Prenda todos os chefes desse povo, enforque-os diante do Senhor.” Números 25. 1,4.
Ilustração: Um escorpião pediu para uma rã ajudá-lo a atravessar o rio, pois não sabia nadar. A rã negou, pois tinha muito medo do ferrão venenoso do escorpião, no entanto ele argumentou: Não tenha medo dona rã…se eu atacar você ambos morrem afogados. E eu não quero morrer, e assim convenceu. O escorpião subiu nas costas da rã e enquanto ela nadava na metade do da travessia ele a feriu com o ferrão, já sentido as dores do veneno e quase morrendo, a rã disse ao escorpião: “Porquê fez isso, seu louco? Agora nós dois vamos morrer. O escorpião respondeu: Desculpe-me, não pude evitar..é a minha natureza. Não podemos brincar com a nossa natureza!!
Este mundo (mídia…), o diabo e a “carni valles” fará de tudo para você viver em imoralidade. O mundo prega adultério, traiçã, pornografia na internet, novelas e filmes provocativos, etc… Qual é área que você não pode brincar senão será queimado? “O maior milagre que Deus pode fazer atualmente é tomar um homem impuro de um mundo sem santidade, torná-lo santo e colocá-lo de volta naquele mundo impuro, conservando-o santo.” Leornad Ravenhill
Você tem lutas e desejos assim como eu, porém quando nós recebemos Jesus com o Senhor e Salvador, o nosso corpo se tornou habitação do Espírito Santo e pertence a Deus e para os casados ao seu cônjuge e a mais ninguém.
“Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, é fora do corpo; mas aquele que pratica imoralidade peca contra o próprio corpo”. 1 Coríntios 6.18
- A INCREDULIDADE v.9
A palavra prova significa: Testar, colocar à prova o caráter e o poder de Deus, pode sugerir a ousadia do ato ou um esforço para testar de modo definitivo. Eles queriam empurrar Deus até o precipício para ver até que ponto Ele agüentaria.
O povo pôs Deus à prova. Mas como? Pela falta de fé. Apesar de tudo que Deus tinha feito, tantas bênçãos visíveis da Sua graça e fidelidade, sempre que houve um problema, uma dificuldade, o povo desafiava a Deus e à sua liderança espiritual, ameaçando voltar ao Egito, à vida “boa” de escravidão. “e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: Porque vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável”. Números 21. 5
Ilustração: Líderes religiosos reivindicando (determinando) coisas que Deus nunca prometeu ex: Ficar com saúde a vida inteira. Ou pessoas religiosas desafiando Deus ex: eu volto a viver no mundo se minha vida piorar na igreja.
Este mundo (mídia…), o diabo e a “carni valles” fará de tudo para mostrar que depois de tanta bondade de Deus, no primeiro sinal de dificuldade, você deve duvidar de Deus e dizer: Ele me deixou, me desamparou e me esqueceu e se Ele não fizer o que eu quero eu volto para o Egito… Qual é área de sua vida que você é inconstante na fé? “Orei por fé e pensei que qualquer dia a fé baixaria e me atingiria como o relâmpago. Mas a fé não pareceu vir. Um dia li em Romanos 10, A fé vem pelo ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus. Então abri minha bíblia Bíblia e comecei a estudar e a fé vem crescendo desde então” D. L. Moody.
Você e eu temos dificuldades na fé, porém quando nós recebemos Jesus em nosso coração, então decidimos conhecer Deus e não as circunstancias para aumentarmos a nossa fé, o ato de Jesus na cruz para nós é o suficiente para acreditarmos em tudo o que Ele diz em sua palavra e Deus não precisamos testar Deus no dia a dia.
“Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1.12
- A MURMURAÇÃO v.10
A palavra murmuração significa: Resmungar, queixar, censurar, dizer algo contra em tom baixo, queixar em descontentamento, a idéia é que ao invés de dar graças a Deus e ser obediente, é colocar-se como juiz sobre Deus. A incredulidade leva naturalmente para ingratidão. Esse talvez seja o pecado predileto.
O Povo de Deus no deserto se acostumaram com a provisão do Senhor, eles se queixaram da liderança espiritual. O resultado: Deus destruiu o povo ingrato e foram eliminadas 14.700 pessoas. “Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão e lhe disseram: Basta!…porque vocês se colocaram acima da assembléia do Senhor?…Afastem-se dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Números 16.3.21
Ilustração: Conta-se a história de um homem que caminhava junto com um anjo. O homem reclamava de seus vizinhos. “Eu nunca vi um grupo tão desprezível de pessoas”, disse ele, “como os desse lugar. Elas são más, egoístas, avarentas e indiferentes às necessidades do próximo. E o pior é que estão sempre falando mal uns dos outros”. “É realmente assim?” perguntou o anjo. “Sim, é”, respondeu o homem. “Veja a pessoa o que está vindo em nossa direção. Eu conheço seu rosto, mas não me lembro de seu nome. Veja seus pequenos olhos cruéis, como os do tubarão, lançando setas para aqui e para lá, e a severidade de sua boca! É um bajulador, vive se esquivando, andando às ocultas em vez de caminhar às claras”. “Você é muito esperto em notar tudo isso”, disse o anjo, “mas há algo que você não percebeu: o que está à nossa frente é um espelho”.
Este mundo (mídia…), o diabo e a “carni valles” fará de tudo para você se acostuma com as bênçãos do Senhor, e então começar a reclamar sobre o que Deus lhe deu. Ex: para quem nada tem pra comer, as migalhas e sobras representam um banquete, mas para quem tem um banquete todo dia, mesmo as mais finas iguarias parecem como restos. Qual é a área de sua vida que você lhe causa mais motivo para murmurar? Alguém bem disse: “Nossa murmuração é música para o diabo”.
Nós nascemos murmuradores, não há como fugir desta triste realidade, porém quando Jesus entra em nosso coração e nos preenche em todos os sentidos, a satisfação invade nosso peito e o contentamento a nossa alma. Meus irmãos (a) Deus já proveu tudo para a nossa vida, enviando Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, não há razão para viver resmungando. Por isso, nós somos um povo grato a Deus, mesmo não tendo o que imaginamos que deveríamos ter, porque Deus sabe de nossas necessidades antes mesmo que peçamos a Ele.
“Porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez”. Filipenses 4. 11,12
Conclusão: Deus deseja que seu povo tenha prazer e realização Nele e não no mundo, Deus gosta de festa, mas a festa onde Ele está presente abençoando e não condenando. Não caia na folia, caia no nos braços do Senhor da verdadeira alegria. E lembre-se: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine.” 1 Coríntios 6.12
O livro de 1 Coríntios nos ensina que devemos ser maduros na fé, porque a verdadeira maturidade espiritual na vida de uma igreja desenvolve relacionamentos de amor sob o poder libertador e a graça unificadora de Cristo. A preocupação central deste livro é o desenvolvimento de um comportamento maduro dentro da igreja.
Podemos concluir que o capítulo 10. 1-13 assim: O mau uso dos privilégios espirituais (bênçãos, oração, bíblia, ensino, liberdade…) nos leva a queda espiritual. “Aquele que pensar estar em pé, veja que não caia”!
Pr. Angelo de Almeida Junior