Texto: Salmo 42
Introdução: Certa pessoa disse: “Só sabe a profundidade do buraco quem cai nele”. Neste salmo percebemos através de todos os versículos, pessoas desesperadas, que sabiam o tamanho da dor por estarem longe de suas casas. Este é um salmo dos coraítas, eles foram nomeados por Davi para servir na liturgia do templo e agora eles estão exilados no extremo norte da Palestina vivendo sobre pressão de inimigos impiedosos e anseia por voltar ao templo em Jerusalém. Eles estão abatidos e tristes. Você se imagina viver longe da alegria de sua casa, igreja ou morar em um lugar onde pessoas te oprimem? Você está vivendo em um exílio da alma, longe da felicidade que um dia já teve? O que fazer em momentos de angustiantes? Este salmo ensina 3 formas de lidarmos com os dias “longe de casa”!
- BUSQUE A DEUS PRIMEIRAMENTE EM SUA VIDA. v.1-2.
A alma do salmista suspira: anseia, anela por Deus. A corça é um animal selvagem que corria para salvar a própria vida, tentando evitar caçadores, nesta agonia da fuga e em sede extrema encontrava seu último refugio na água, quando descia da colina e se deliciava em poço. O salmista estava sendo afligido assim pelos seus opressores, e o seu interior buscava primeiramente a Deus.
Ilustração: Certa mãe disse a filha: vamos buscar a Deus! A filha disse: “mãe, sou jovem vou curtir minha vida, depois vou para o Senhor!” Insistindo ainda a mãe, a jovem insistia dizendo a mesma coisa, “vou curtir a vida pois sou jovem, depois vou para Deus!” Um dia um pastor estava na casa da mãe e foi lhe oferecido um café, nisso a filha chegou em casa. E o pastor tomando o café deixou um resto e disse, filha toma este café! Ela ficou indignada e revoltada, dizendo, pastor isto é resto! E ele falou, é o mesmo que você tem feito com Deus, querendo dar o resto de sua vida! Da mesma maneira que queremos o melhor, temos que dar o nosso melhor.
Você tem buscado a Deus com o melhor que você pode dar? A sua vida depende de Deus como a da corça dependia da água? O que e quem você busca em primeiro lugar nos momentos de aflições? Busque a Jesus Cristo, isto implica que antes mesmo de buscar a solução dos seus problemas nas pessoas, nos remédios, no jeitinho brasileiro, no patrão, no novo político. Você buscara na Palavra de Deus.
“Buscai (é uma ordem para procurar a fim de encontrar), pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” Mateus 6.33. “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4.14
- MOSTRE AS SUAS AFLIÇÕES PARA DEUS. v. 3-7,9-10.
O salmista expõe para Deus as suas aflições de diversas formas: minhas lágrimas v. 3, lembrança alegre dos cultos v.4, lembranças de lugares v.6, Ilustra lugares a sua tristeza v. 7, Porque eu estou assim v. 9 (Perguntando a Deus e não contra Deus), v.10 Despedaçado emocionalmente pelos insultos recebidos.
A quem você demonstra as suas lutas primeiramente? Quem é o seu confidente? O vizinho, o terapeuta, o facebook (que está se sentido triste).Você pode e até deve compartilhar com os irmãos, afinal nós precisamos uns dos outros, mas não se esqueça que o primeiro a ouvir sobre sua vida deve ser Aquele que te criou. Portanto, expresse seus sentimentos em oração a Deus, passe momentos de conversas franca e aberta ao seu Pai Eterno!
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” Isaías 59.1
- TENHA SEMPRE EM MENTE A MISERICÓRDIA DE DEUS. v.8.
A misericórdia de Deus significa: fidelidade, bondade. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. Lamentações 3.21-23. O salmista cria que o autor, doador e preservador da vida o mantinha vivo com o Seu fiel amor.
Ilustração: Uma pesquisa indicou o seguinte: De cada 10 crentes que sofreram adversidade na vida, 8 permaneceram firmes na fé, e de cada 10 crentes que alcançaram a prosperidade, 2 permaneceram firmes.
Porque você está vivo no exílio? Qual razão para não desistir da caminhada Cristã? Porque as misericórdias de Deus tem sido manifestada a cada manhã na sua vida. Você levantou hoje da sua cama por um ato de misericórdia do Senhor, portanto descanse na bondade de Deus e perceba que nada merecemos nesta vida, mas Deus nos sustenta!
Conclusão: COLOQUE A SUA ESPERANÇA EM JESUS v. 5b, 11b.
Ilustração: Diz-se que uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança. Precisamos de esperança. Alguns pesquisadores da Universidade de Cornell estudaram 25.000 prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. Concluíram que uma pessoa pode agüentar quase tudo se tiver esperança. (Rick Warrem, em “Poder para ser Vitorioso”, pg 59 – Ed. Vida).
Para onde tenho olhado nos dias que estou “longe de casa”? Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” Salmo 121.1-2
Quem tem sido a minha esperança nos dias “distante do lar”? “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”. Hebreus 12.2.
Talvez os seus dias longe de casa, seja literalmente, distante de alguém que você ama, ou os dias longe de casa podem ser as adversidades da vida, ou mesmo você pode estar longe espiritualmente de Deus. Você sabe a profundidade do buraco que caiu, mas Deus lhe chama buscá-lo, mostrar a Ele suas lutas ou seus pecados (arrepender e confessar), enxergar a misericórdia Dele, e colocar a sua Esperança somente em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida!