Texto: Lucas 10.38-42.
Introdução: O cardápio do almoço que o governo brasileiro ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua passagem por Brasília, foi tipicamente brasileiro: picanha, baião de dois, frutas regionais e sorvete de graviola, vinhos da Serra Gaúcha. No tocante ao serviço a presidente Dilma optou pela sofisticação e formalidade do serviço à francesa. Todos queriam agradar a ilustre visita, sabemos que havia inúmeros motivos para tamanha gentileza e no fim de sua estadia em solo brasileiro a Presidente Dilma Rousseff disse: “Espero que Vossa Excelência e sua família levem de Brasília e do Rio de Janeiro as melhores recordações deste país amigo”. Marta recebe Jesus em sua casa e sua irmã Maria fica sentada ouvindo Jesus enquanto Marta não para de trabalhar (queria agradar a visita) e vendo que sua irmã não se mexia começou reclamar de Maria e Jesus (a visita) diz Marta, Marta você está inquieta, Maria escolheu a boa parte. O que fazer quando temos uma visita que se chama Jesus? “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro” Apocalipse 2.1. Ele passeia no meio da sua igreja, Ele é vigilante e presente! Veremos hoje 3 atitudes e reações que deve causar em nós sabendo que o Cabeça da Igreja, está aqui!
- FIQUE EM ADORAÇÃO v.39.
Maria ficou perto de Jesus, sentou-se aos pés, como discípulos faziam com seus mestres ex: Paulo fez mais tarde com Gamaliel. Diz à palavra que ela ouvia, esta palavra retrata um escutar contínuo de forma meditativa.
Você acredita que Jesus fala ainda hoje? Você para pelo menos alguns minutos no dia para meditar no que Jesus está falando?
“Medite sobre a Palavra na Palavra” John Owen
Leituras e conversas podem-nos fornecer muitas idéias, definições e conclusões sobre o homem e situações, mas é em adoração a Jesus e na palavra que conheceremos a Deus e propósito da vida.
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita (resmusgar) de dia e de noite”. Salmo 1.1,2.
- FIQUE COM O CORAÇÃO EM PAZ v.40,41.
Marta a irmã mais velha provavelmente, vendo Jesus caminhar 4 km de Jerusalém a Betânia, é a hospedeira ou seja dá as boas vindas. Mas diz que ela está ocupada que significa distraída, atraída em direções diferentes. A impressão é que queria impressionar Jesus ao fazer algo especial, uma refeição bem deliciosa pois Ele estava cansado. Essa sua ocupação o deixou pré-ocupada v.41 que significa um estado agitado de mente. Inquieta: causou aflição. A presença de Jesus era para trazer alívio e não inquietação, Jesus deveria ser a solução e não o problema para aquela mulher. Ela servia a Deus angustiada. O serviço a Jesus rasgava seu coração!
A presença de Jesus na sua vida, traz paz ou aflição? Quanto mais você caminha com Cristo, mas você cobra do outro, exige do outro ou você fica em paz?
Ilustração: Por que a pressa? Cientistas e psicólogos dizem que o ritmo mais rápido da vida é impulsionado pela tecnologia (Internet, e-mail, celular) e pela necessidade de estar sempre disponível. As pessoas estão menos pacientes e tentam preencher o dia.
Quando Jesus chega, o que ele causa no seu coração. Não pense que Jesus está cansado e precisa da sua ajudar, você não vai agradar a ele com sua compaixão por ele, Jesus não precisa de nós, a eu vou orar porque Jesus morreu coitadinho dele, coitadinho de mim se eu não orar.
2 coríntios 2. 15 diz que a pregação do evangelho seria “aroma de vida para vida” aos que crêem, mas “cheiro de morte para morte” para os que se recusam a obedecer. O único motivo para o coração ficar angustiado e triste e quando rejeitamos obedecer a Jesus como aconteceu com o jovem rico em Lucas 18. 18-23.
- FIQUE COM A BOA PARTE v.42.
Jesus diz para Marta que pouco é necessário para a vida ou mesmo um só coisa, isto é ser dependente Dele. Portanto Maria escolheu para si mesmo a boa parte, a palavra significa escolher entres muitos, e entre muitas coisas Maria indica escolheu o que não precisava ter medo de perder.
Entre as escolhas diárias você tem escolhido a boa parte? Você já decidiu entregar sua vida a Jesus como senhor e Salvador?
Ilustração: Um jovem idealista, entusiasmado com a sua própria vida, com sua matrícula garantida em uma faculdade, comentava com um crente: – “Como estou contente! Matriculo-me na faculdade este ano”. O crente, instruído pela Palavra de Deus, aproveitou a oportunidade para falar-lhe sobre a sua salvação: “Estou contente por você e pelo seu sucesso, mas que pretende depois de formado? Pretendo ser um médico famoso. Ganhar muito dinheiro”. “E depois?” “Depois? Depois pretendo poupar o suficiente para a minha subsistência e da minha família”. “E depois?” – “Bem, depois… Depois eu quero ter uma aposentadoria muito boa que me deixe viver despreocupado”. “E depois?” tornou a perguntar o crente. Agora o jovem não achou mais resposta. É que todos os seus planos eram para esta vida efêmera. / Houve uma reunião dos demônios, para se discutir o que fariam para levarem mais pessoas para o inferno. Algumas sugestões foram ouvidas: -“Vamos queimar todas as Bíblias em praça pública” – disse um dos demônios. “Vamos convencer os homens de que a Bíblia não é a Palavra de Deus” disse outro. Muitas outras sugestões foram ouvidas, mas a que teve maior aprovação foi: “Vamos dizer aos homens que a Bíblia é a verdade, que eles são pecadores e que só Jesus é quem salva; mas vamos dizer também para eles deixarem a decisão por Cristo para amanhã, pois ainda é muito cedo”
Faças escolhas onde a sua eternidade com Cristo esteja envolvido, escolha o que você vai pensar a respeito de Deus, de si mesmo e do próximo, escolha o que vai escutar se em conversas, falar, cantar, lugares. Vai chegar um dia que vai ser o ultimo corte de cabelo… e que você não venha dizer como perdi tempo priorizando coisas sem valor!
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24.15
Conclusão: RECEBA JESUS DA MANEIRA QUE ELE QUER SER RECEBIDO!
A questão neste texto não é se você tem uma vida de “ativismo” ou se você tem jeito mais “parado”, porque nesse capítulo 10 de Lucas até chegar a essa passagem do v.38-42 Jesus fala sobre o trabalho na obra de Deus (mão na massa), observe que do v.1-24 e descrito a Missão isto é o envio e regresso dos 70 discípulos, depois v.25-37 fala sobre o Serviço amoroso (o bom samaritano). O ponto importante neste trecho das Escrituras é que o Senhor Jesus não estava interessado primeiramente no trabalho de Marta, Jesus não precisava naquele momento de gente dizendo aos outros o que as pessoas têm que fazer ou deixar de fazer. O ensino principal da passagem é sobre prioridade e não personalidade de uma pessoa.
Aqui neste auditório do menor ao maior todos tem habilidades, dons e sabe trabalhar, seja no serviço na igreja como por ex: fazer ornamentação ou mesmo uma em uma pregação, ou seja no serviço “secular”. Nós temos que trabalhar e ser frutífero em nossas vidas, mas não é essa questão em discussão!
Deus quer seus ouvidos antes das suas mãos! Ariovaldo Ramos
Deus quer você perceba a presença de onde você vive, ele quer seus ouvidos antes de suas mãos, Deus quer você antes do seu serviço prático, Deus quer um relacionamento pessoal antes de você se relacionar com outra pessoa ou programação. Antes de fazer para Jesus, Jesus quer estar com você, nós somente aprendemos o fazer o que chamamos de obra de Deus quando escutamos Jesus e não o mundo, porque ele é que ensina o caminho!
Ilustração: Conheci pessoas que trabalharam para Jesus, visitaram orfanatos, hospitais, participavam ativamente da igreja, e saíram e disseram não ter Jesus como Senhor de suas vidas, fizeram para Deus, produziram, mas não deixaram Deus fazer a obra em suas vidas!
Como a visita chamada Jesus quer ser recebido em sua vida, casa e igreja? Como Deus, Ele fala e você escuta e obedece. O Senhor é quem manda na sua vida (pensamentos, falas, atitudes)? Na casa (o que entra seja para comer ou beber, o que assiste na TV, o que digita na internet)? Na igreja (o que se é pregado, conversas…)?
Desafios: 1ª. Ele já é o Senhor da sua vida, mas você sabe que tem áreas aí que ele não é Senhor, é no máximo um amigo que você compartilha, para receber bem a visita chamada Jesus, precisamos parar e ouvir o que Ele tem a dizer, o que ele diz para você essa noite, foi o que ele falou para Marta ou o que ele disse para Maria? 2ª Ele não é o Salvador e Senhor da sua vida, não importa quantas vezes você orou, veio a igreja, mas ele não é o Senhor, você ainda não deu o controle da sua vida para Ele, você do seu jeito, segundo os seus pensamentos, a noticia para você esta noite é que a visita chegou e quer ser Senhor da sua para te salvar do inferno, você precisa se arrepender dos pecados e ter uma fé somente no Senhor Jesus Cristo. A palavra Deus diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que seja salvos” Atos 4.12 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Romanos 10.9
Um dia todos se dobraram diante do Senhor Jesus, uns se dobraram porque já vieram desfrutando do seu Senhorio, outros rejeitaram a sua visita, mas vão se curvar em humilhação. Tudo acontecerá para a glória de Deus Pai, porque assim diz as Escrituras: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai”. Filipenses 2. 9-11.