Texto: Lucas 16.19-31.
Introdução: A doutrina sobre o inferno não tem sido pregada nos dias de hoje, os homens (a) tem insistido em acreditar que não há castigo eterno ou ira divina para o que chamamos de pecado, na verdade para muitos hoje pecado e suas conseqüências são histórias da carochinha para assustador alguns religiosos, sendo assim eles acreditam que o inferno é aqui na terra porque já basta as maldades que presenciam no dia a dia e por outro lado, para alguns crentes desta nossa geração o céu é aqui na terra por isso esse apego as bênçãos materiais, mas a grande verdade é que a morte não é o fim de todas as coisas. O fim aqui desta terra será apenas o começo de outra! O inferno não é aqui!
DUAS VIDAS ANTES DA MORTE
O Rico: Tudo na vida deste milionário é só esplendor. Vestia-se bem. Havia na sua casa banquetes e festas. Era um religioso, o rico não foi condenado por nenhum crime hediondo. Mas ele viveu para si e não para Deus. E a morte bateu na porta da sua vida enquanto ele se fartava a mesa.
O Pobre: Era mais um miserável que morreu no anonimato, na estática do abandono, sequer teve funeral.
DUAS EXISTÊNCIAS APÓS A MORTE.
O Rico: Não houve outra chance para este homem, e ele não teve paz nunca mais, se ele pensou que morrer era descansar, ele se enganou, porque o tormento estava apenas começando, ele somente avistava o prazer do céu, não há no inferno uma saída de emergência, não havia nem ao menos como ajudar seus familiares. Um lugar de completo desespero, onde não terão doses remédios para aliviar as angustias da alma.
O Pobre: Se chamava Lázaro que significa “a quem Deus ajuda” e ele teve a maior e melhor ajuda. O que era o fim eterno para o rico, para o pobre era o começo e ele foi levado pelos anjos a seio de Abraão ou seja para o paraíso, para a presença de Deus e teve tudo o contrário que recebeu nesta vida terrena. E o mais importante ele recebeu o consolo de Deus.
Conclusão: O homem (a) nasce um pecador perdido. Sendo um religioso ou não, sendo diplomado ou não, ele (a) está condenado. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3.23.
Há duas maneiras de ir para o inferno: uma é entrar de olhos abertos… a outra é descer pelos degraus dos pequenos pecados. J. C. Ryle
Ilustração: O sonho de John Wesley (fundador da igreja metodista).
Conta-se que John Wesley teve um sonho, mais ou menos, assim: Ele sonhou que um anjo de Deus o levou à porta do inferno. Lá estava o príncipe das trevas que o recebeu muito bem e lhe disse: – Pois não? O que o senhor deseja? E John Wesley disse ao diabo: – Olha, eu gostaria de saber que tipo de pessoas vêm para o inferno? E o diabo respondeu: – Como assim, que tipo de pessoa? E John Wesley perguntou: – Eu gostaria de saber se têm católicos aí, no inferno? Então, o diabo disse: – Oh, mas tem muitos católicos, apostólicos, romanos aqui no inferno! John Wesley, ao ouvir a resposta, bateu na palma da mão e disse:- Eu sabia! Eu sabia que os católicos iriam vir para o inferno!
Ele perguntou: – Qual o outro tipo de gente, que outra religião tem aí? Respondeu o diabo: – Ah, aqui está cheio de crentes, tá cheio de crentes!! Sentindo uma dor de cabeça, John Wesley perguntou: – Crentes no inferno?!? E o diabo disse: – Sim, está cheio de crentes aqui dentro! Preocupado, John Wesley perguntou: – Tem budista aí dentro? E o diabo disse: – Está cheio. – E espíritas? Tem espíritas? – Tem muitos espíritas aqui dentro! ohn Wesley foi perguntando de todas as religiões orientais e satanás, sempre, respondia: – Está cheio. O inferno está cheio dessas religiões!
John Wesley já estava a ponto de desmaiar quando veio o anjo de Deus, passou por ele, tomou-lhe em seus braços, retirou-o da porta do inferno e foi voando com ele até a porta do céu. Ali, John foi recebido por outro anjo de Deus. Então, John Wesley perguntou ao anjo: – Anjo, me responda! Eu preciso saber que tipo de pessoas vem para o céu? E o anjo respondeu: – Eu não entendi a sua pergunta.
E John Wesley foi mais objetivo: – Aí, no céu tem católicos, apostólicos, romanos? E o anjo lhe respondeu: – Nunca entrou nenhum! John Wesley sentiu o coração disparar, perguntou: – Aí, no céu, tem batistas, presbiterianos, assembleianos, metodistas? E o anjo respondeu: – Nunca entrou nenhuma dessas igrejas aqui! E John Wesley continuou perguntando: – E aí dentro, tem espíritas? – Não, nenhum!! – Tem budista? – Não, nunca entrou budista no céu!
E John Wesley foi perguntando de todas as religiões que ele conhecia e foi ficando aflito, desesperado, então, ele disse: – Anjo, me responda, por favor! Que tipo de pessoa entra no céu? E o anjo respondeu: – Somente pecadores. Foi aí que a cabeça de John ficou confusa: – Pecadores? Pecadores entrando no céu? E o anjo lhe respondeu com a maior simplicidade: – Sim, somente pecadores lavados e remidos no sangue de Jesus Cristo.
“Se com tua boca confessares a Jesus com Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Romanos 10.9
Lembro-me de uma música infantil que cantava na igreja quando criança e dizia uma parte assim: Se o teu coração para de bater agora! Se você for embora para onde você vai? E aí para onde você vai? Céu ou Inferno?