Introdução: Faltam 75 dias, 1 hora e alguns minutos para começar as Olimpíadas no Brasil, são mais de 10.000 atletas que estão se preparando para conquistar uma medalha. Uma ginasta olímpica se prepara assim: O despertador toca por volta de 6h10 de segunda a sábado. Todas precisam estar na mesa de café da manhã às 6h40 em ponto. Ao chegar ao centro de treinamento precisam encarar a “temida” pesagem diária. As atividades são iniciadas às 7h30. Dali em diante, a noção de tempo é perdida. A imersão na ginástica é total. Só saem daquele recinto por volta das 21h. Elas se preparam em todos os aspectos (sono, alimentação, exercícios específicos…) com muita disciplina e esforço. Elas fazem todo esse treinamento para ganhar uma medalha de muita importância, porém um dia essa mesma medalha se corromperá, e nós como estamos nos preparando para nossa coroa incorruptível? Jesus virá para buscar o seu povo! Como você tem aprontado para a volta de Jesus?
Texto: 1 Tessalonicenses 5.1-22
Os irmãos da igreja de tessalônica passavam por perseguições pelos judeus, enfermidades, etc.. Diante destas dificuldades veio a pergunta: quando Jesus voltará? O que acontece com quem morre? A síntese do texto que lemos diz que a preocupação de Paulo não é que os irmãos ficassem especulando datas, porque o Senhor vem como um ladrão, mas que se preparasse espiritualmente para o retorno de Jesus! Como você tem se preparado para a volta de Jesus?
Veremos as 3 maneiras que este texto nos ensina sobre como se preparar para a volta de Jesus:
- FIQUE ATENTO A SUA VIDA ESPIRITUAL
No versículo 6 a palavra Vigiar significa não ser surpreendido por calamidade, e a palavra Sóbrio indica alguém que permanece acordado, exercitado para que todo o temor de cair no sono seja removido. O apóstolo Paulo diz que tinha gente dentro daquela igreja que estava dormindo e não é sono físico, e sim sono moral, é cair em preguiça espiritual, em pecado, é ser indiferente a tão grande salvação de Jesus. E ele afirma, porque quando andarem dizendo Paz e Segurança, Jesus virá afirma o versículo 3 e os filhos da Luz não pode ser pego de surpresa diz o versículo 5.
Ilustração: O Concorde – o mais veloz avião de passageiros do mundo, caiu sobre um hotel em Paris em 25 de Julho de 2000. Foram 113 mortos – quatro deles estavam em terra, um hotel em ruínas, um avião destruído. E tudo começou com uma lâmina metálica de 45 centímetros, caído na pista de asfalto de onde o avião decolou. (Revista Superinteressante, pg 75,Julho/2002). Pequenos detalhes podem causar grandes tragédias.
Infelizmente nós vivemos em uma geração de distraídos espiritualmente, como por exemplo: A tecnologia que é boa em si, contudo tem tirado a nossa atenção de Deus, quantas horas que podemos nos relacionar sejam com a família, seja com um irmão etc.. e nos entretemos com uma novidade da última geração. O que pode estar tirando sua atenção? Onde você deve ficar mais ligado? “A presença permanente da velha natureza garante que na vida cristã não há vitória sem vigilância”. J. Blanchard. “A vida de ontem não vale para hoje”. John Marcathur
Que a sua vida esteja coberta com a roupa (revestida) da fé, amor e da esperança em Jesus Cristo, versículo 8. Que alegria do Senhor reine em seu coração, como diz o versículo 16. Que oração seja mais que um momento ou posição corporal como afirma o versículo 17 e que a gratidão seja um alvo da sua vida, porque ela é a vontade de Deus versículo 18. Não tire férias de Deus, não perca “essas” bênçãos chamadas alegria, oração e gratidão. Você foi salvo em Cristo Jesus para ficar atento a sua vida espiritual, pois é assim que se prepara para a volta de Jesus Cristo!
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26.41
- ABENÇOE A VIDA DO SEU PRÓXIMO.
No versículo 11 ele usa expressão Consolai-vos uns aos outros que significa uma ordem para instruir ou admoestar contanto que seja feito de forma humilde e sem orgulho. Os versículos 12 e 13 Paulo chama atenção do povo para que acateis com apreço (phileo) os líderes: observá-lo tratando carinhosamente e demonstrando sinais de amor aos que se cansam no trabalho. Os verdadeiros líderes espirituais não são o que pregam o que as ovelhas desejam ouvir, mas o que as ovelhas precisam ouvir, eles agradam ao Senhor e não aos homens. E os versículos 13-14 ensina a cuidar de todas formas do meu irmão e não brigar com ele!
Ilustração: A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6 anos, que estava em estado terminal de leucemia. Embora o coração dela estive pesado de tristeza e angústia, ela era uma mãe determinada. Como qualquer outra mãe, ela gostaria que ele crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da doença. Junto dele tomou-lhe a mão e perguntou: – Filho, você alguma vez já pensou o que gostaria de ser quando crescesse? – Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro! A mãe sorriu e disse: – Vamos ver o que podemos fazer. Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local e contou ao Chefe dos bombeiros a situação de seu filho e perguntou se seria possível o garoto dar uma volta no carro dos bombeiros, em torno do quarteirão. O Chefe dos bombeiros, comovido, disse: – NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO ! As sete horas da manhã, daqui a uma semana, nós o faremos um bombeiro honorário, por todo o dia. Ele poderá ir para o quartel, comer conosco e sair para atender às chamadas de incêndio. E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme completo: chapéu com o emblema de nosso batalhão, casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também. Uma semana depois, o bombeiro-chefe pegou o garoto, vestiu-o no uniforme de bombeiro. O menino ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi até o quartel central. Parecia-lhe estar no céu… Ocorreram três chamados naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos os três. Em cada chamada, ele foi em veículos diferentes: no tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe dos bombeiros. Todo o amor e atenção que foram dispensados ao menino acabaram comovendo-o tão profundamente, que ele viveu três meses a mais que o previsto. Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a mãe decidiu chamar ao hospital, toda a família. Então, ela lembrou a emoção que o garoto tinha passado como um bombeiro, e pediu à enfermeira que ligasse para chefe da corporação, e perguntou se seria possível enviar um bombeiro para o hospital, naquele momento trágico, para ficar com o menino. O chefe dos bombeiros respondeu: – NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. Mas faça-me um favor: Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. Que é apenas o corpo de bombeiros vindo visitar mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E também poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado! Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada chegaram no hospital. Estenderam a escada até o andar onde garoto estava, e 16 bombeiros subiram. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram, seguraram, e disseram que o amavam. Com voz fraquinha, o menino olhou para o chefe e perguntou: – Chefe , eu sou mesmo um bombeiro? – Sim, você é um dos melhores – disse ele. Com estas palavras, o menino sorriu e fechou seus olhos para sempre.
E você, diante do pedido de seus pais, irmãos, filhos, parentes e amigos, o que faria? Diga: EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO !
É triste observarmos que pertencemos a uma geração que são amantes de si mesmo, como por exemplo: Até as campanhas de prosperidade nas igrejas visam lucrar a própria pessoa e a benção é um fim em si mesmo, ninguém testemunha dizendo fui abençoado financeiramente e agora quero repartir com quem precisa! O que impede você de abençoar o seu próximo? Quais são os seus apegos? Não reconhecemos o quanto estamos apegados às coisas boas deste mundo enquanto elas não nos são tiradas. Agostinho. Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin
Que sua vida continue sendo uma benção ao seu próximo. Use seus recursos espirituais: palavras oportunas ( abra a boca para abençoar e não para criticar), abençoe através das experiência de sua vida, dos seus dons, dos seus recursos intelectuais, não tem ninguém aqui que não possa abençoar seu próximo (Não estou pregando sobre ser o “salvador da pátria”). Você foi salvo em Cristo Jesus para abençoar seu próximo, pois é assim que se prepara para a volta de Jesus Cristo!
“E não nos cansemos de fazer o bem” Gálatas 6.9
- SEJA CRITERIOSO NAS QUESTÕES ESPIRITUAIS
Não apaguem o Espírito diz o versículo 19, isto significa não extinguir o fervor ou entusiasmo espiritual, isto é não adore a Deus de forma mecânica abafando os dons espirituais. No versículo 20-21 diz para não desprezar as profecias, isto é, não trate como sem valor as palavras que vem em nome do Senhor, porém tome posse do que for aprovado após passar pelo teste que é próprio evangelho, a idéia é reconhecer o que é genuíno (valioso) depois de um exame nas Escrituras. Ele finaliza no versículo 22 para que a igreja afasta-se, ou seja, guarda-se de toda espécie, classe e tipo visível que tenha forma de aparência do mal ou maligno. Todos os verbos foram usando no presente ativo imperativo, isto foi uma ordem para aquela igreja!
Ilustração: Um escorpião pediu para uma rã ajudá-lo a atravessar o rio, pois não sabia nadar. A rã negou, pois tinha muito medo do ferrão venenoso do escorpião, no entanto ele argumentou: Não tenha medo dona rã…se eu atacar você ambos morrem afogados. E eu não quero morrer, e assim convenceu. O escorpião subiu nas costas da rã e enquanto ela nadava na metade do da travessia ele a feriu com o ferrão, já sentido as dores do veneno e quase morrendo, a rã disse ao escorpião: “ Porquê fez isso, seu louco? Agora nós dois vamos morrer. O escorpião respondeu: Desculpe-me, não pude evitar é a minha natureza. Cuidado com o que você carrega na vida espiritual!
É lamentável que boa parte crentes não são cautelosos nas questões espirituais, e veja a conseqüência: Trocamos a mensagem de Jesus Cristo do Evangelho (ex: Não ajunte tesouro na terra, Entre pela porta estreita, Tome a sua cruz e siga-me, Quem quiser salvar sua vida vai perder, No mundo tereis aflições ) pela Mensagem moderna ( ex: Deus tem que fazer, Deus vai te exaltar, Deus vai realizar seus sonhos, O melhor de Deus está por vir), Foi Trocado o culto por entretenimento, louvor por show, igreja local por desigrejados, oração por desabafo, escola bíblica por cursos, versículos bíblicos por frases de efeito, profetas de Deus por falsos profetas, a bíblia por livro de auto-ajuda etc…Você é cauteloso com as questões espirituais? Qual o critério você usa para examinar as questões espirituais? É a Bíblia ou suas pressuposições? “Se eu fosse o diabo, um de meus primeiros alvos seria fazer as pessoas pararem de pesquisar a Bíblia”. J. I. Packer “Um erro da espessura de um fio de cabelo afasta-nos cem quilômetros do alvo”. Anônimo
Que a sua vida seja repleta de prudência nas questões espirituais, não acostume com as coisas de Deus, mantenha o fervor espiritual, não aceite qualquer ensinamento que bater na porta da sua casa ou pregue em sua televisão, compare tudo com a vida Jesus (faça uma imersão da sua mente nos evangelhos), e se algo de aparência ou duvidoso do que é bom, não se aproxime seja ele o que for… Você foi salvo em Cristo Jesus para ser cauteloso nas questões espirituais, pois é assim que se prepara para a volta de Jesus Cristo!
“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”. Atos 17.11
Conclusão: O Livro de Tessalonicenses ensina que os atuais sofrimentos por Cristo não devem ser encarados em pânico como o derramar da ira de Deus, mas em perseverança, como uma oportunidade de aprovação enquanto Ele prepara Seu povo para Sua vinda como Supremo Juiz da rebelião humana. Portanto devemos ser uma igreja vibrante e perseverante através de uma conduta cristã adequada ao passarmos pelas tribulações, sempre tendo em vista a esperança da manifestação iminente de Cristo. Podemos concluir que: “Jesus deseja encontrar em sua volta crentes perseverantes na vida cristã que tenham a esperança somente Nele e em mais nada” A.A.J
“Certamente, venho sem demora, Amém. Vem, Senhor Jesus. Apocalipse 22.20
Pr. Angelo de Almeida Junior