Introdução: Conta-se a história de um Jovem que estava em cima do muro e de lado um do muro tinha os anjos de Deus, e do outro lado do muro os demônios, e os anjos de Deus diziam para o jovem: desce para cá o mais o rápido possível, não vai para o outro lado, e o jovem olhando aquela cena ficou intrigado porque os anjos maus não o chamavam para descer e perguntou então aos demônios porque vocês não me chamam para o lado de vocês? Eles responderam, por que o muro é nosso! Não há como ficar em cima do muro na vida espiritual, e quando Jesus se apresentou como Deus para a humanidade, e a as pessoas desde então estão decidindo por Ele ou não.
Texto: João 6.60-71
Pessoas estão seguindo a Jesus, e Ele diz que fazer a obra de Deus é crer Nele, então o povo pede sinais miraculosos para crer em Jesus, assim como aconteceu como o povo no deserto, que foi o maná (pão do céu), Jesus, porém diz que Ele era próprio alimento eterno, ou seja, o Pão da vida v.48.
Jesus aceita os seus (que são aqueles que o pai o deu) v.37, Ele ampara os seus v.39, Ele dá vida para os seus v. 47, E os seus tem uma causa para viver v.57, por que somente Deus pode fazer esses feitos. Diante dessas afirmações o próprio texto mostrou que tem 3 tipos de pessoas que o procuravam, e quais são esses tipos de pessoas?
Os 3 tipos de pessoas que caminham a procura Jesus: Tem outros tipos de gente, vou apresentar o do texto somente!
- Pessoas Egoístas, desejam as “coisas” de Jesus. v.60-66 (Ao evangelizar as encontramos MUITOS)
“O egoísmo é um mundo muito pequeno, habitado por um único homem”. Anônimo
É verdade que muitas pessoas se achegam a Jesus procurando a cura e encontra o Senhor da cura, mas há pessoas que ao andar com Jesus começa a olhar mais para si mesmo, do que para Deus, muita gente neste mundo hedonismo (doutrina filosófica que faz do prazer o objetivo de vida) que estão procurando Cristo para ouvir o que deseja, querem ser servidas e não servir, procura “igrejas” por uma graça material e não pela graça celestial.
Interessadas nas coisas de Jesus, do v.1-15 Jesus alimenta os cinco mil e do v.16-24 Jesus anda sobre as águas, e agora eles querem ver o maná vindo céu, porém Jesus afirmou que Ele é o próprio alimento que sacia a alma das pessoas, esses seguidores disseram que “não dava para ouvir este discurso com apreço ou consideração”v.60b. Essas pessoas até caminham um tempo com Jesus, mas não agüentam o verdadeiro evangelho da cruz. Elas foram sinceras e saíram.
“Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?”. Ezequiel 14.3
- Pessoas Crentes, desejam a “vida” de Jesus. v.67-69 (Ao evangelizar as encontramos ALGUNS)
Ilustração: O sonho de John Wesley (fundador da igreja metodista).Conta-se que John Wesley teve um sonho, mais ou menos, assim: Ele sonhou que um anjo de Deus o levou à porta do inferno. Lá estava o príncipe das trevas que o recebeu muito bem e lhe disse: – Pois não? O que o senhor deseja? E John Wesley disse ao diabo: – Olha, eu gostaria de saber que tipo de pessoas vêm para o inferno? E o diabo respondeu: – Como assim, que tipo de pessoa? E John Wesley perguntou: – Eu gostaria de saber se têm católicos aí, no inferno? Então, o diabo disse: – Oh, mas tem muitos católicos, apostólicos, romanos aqui no inferno! John Wesley, ao ouvir a resposta, bateu na palma da mão e disse:- Eu sabia! Eu sabia que os católicos iriam vir para o inferno! Ele perguntou: – Qual o outro tipo de gente, que outra religião tem aí? Respondeu o diabo: – Ah, aqui está cheio de crentes, tá cheio de crentes!! Sentindo uma dor de cabeça, John Wesley perguntou: – Crentes no inferno?!? E o diabo disse: – Sim, está cheio de crentes aqui dentro!
Preocupado, John Wesley perguntou: – Tem budista aí dentro? E o diabo disse: – Está cheio. – E espíritas? Tem espíritas? – Tem muitos espíritas aqui dentro! John Wesley foi perguntando de todas as religiões orientais e satanás, sempre, respondia: – Está cheio. O inferno está cheio dessas religiões! John Wesley já estava a ponto de desmaiar quando veio o anjo de Deus, passou por ele, tomou-lhe em seus braços, retirou-o da porta do inferno e foi voando com ele até a porta do céu. Ali, John foi recebido por outro anjo de Deus.
Então, John Wesley perguntou ao anjo: – Anjo, me responda! Eu preciso saber que tipo de pessoas vem para o céu? E o anjo respondeu: – Eu não entendi a sua pergunta. E John Wesley foi mais objetivo: – Aí, no céu tem católicos, apostólicos, romanos? E o anjo lhe respondeu: – Nunca entrou nenhum! John Wesley sentiu o coração disparar, perguntou: – Aí, no céu, tem batistas, presbiterianos, assembleianos, metodistas? E o anjo respondeu: – Nunca entrou nenhuma dessas igrejas aqui! E John Wesley continuou perguntando: – E aí dentro, tem espíritas? – Não, nenhum!! – Tem budista? – Não, nunca entrou budista no céu! E John Wesley foi perguntando de todas as religiões que ele conhecia e foi ficando aflito, desesperado, então, ele disse: – Anjo, me responda, por favor!
Que tipo de pessoa entra no céu? E o anjo respondeu: – Somente pecadores. Foi aí que a cabeça de John ficou confuso: – Pecadores? Pecadores entrando no céu? E o anjo lhe respondeu com a maior simplicidade: – Sim, somente pecadores lavados e remidos no sangue de Jesus Cristo.
Cristo não olha placa de igreja, apesar de que muitas usam o nome Dele para falarem de si, Jesus deu a vida para os pecadores com problemas, personalidades diferentes, histórias das mais variadas, pessoas que a maré pode estar ao contrário, mas são pecadores que andam com o Jesus dá Bíblia, que pagam o preço de ser ridicularizado por ter princípios santos, que tomam a sua cruz e as carregam, que andam na contra-mão do mundo.
Deus deu liberdade para os seus discípulos mais próximos saírem, Jesus não os enganou dizendo que seria fácil a vida cristã, portanto a porta está aberta aproveitem se não isso que vocês querem, mas se forem caminhar até o fim não usem o nome de cristãos e continuem vivendo no pecado (na mentira, bebedice, idolatria, maldade, fofoca, adultério…), mas eles decidiram a vida Zoé: Espiritual, Existencial.
“Se, porém não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram…., mas eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Josué 24.15
- Pessoas Hipócritas, desejam “trair” Jesus v. 70-71 (Ao evangelizar as encontramos UM)
Um político que foi procurado por um casal em conflito, ao ouvir as histórias ele concordavam dizendo em particular para o homem e a mulher: você está certo! A secretária que viu as duas cenas o procurou e perguntou: Quando você diz “você esta certo” é uma estratégia de aconselhamento ? Ele respondeu: Não apenas concordei com eles para deixá-los felizes. A secretária indagou: Mas isso não é ético. Ele respondeu: Sabe que você esta certa!!
Neste mundo gospel, encontramos pessoas que querem ter status espiritual, possuir uma religião, conhecer versículos, debater sobre a Bíblia, mas que o objetivo é confusão, trazer discórdia, tem pregadores assim e tem algumas pessoas no meio do povo de Deus (joio), e que cedo ou mais tarde eles venderão Jesus por algumas moedas. Portanto não coloque a sua fé em pessoas para seguir a Cristo, porque estas pessoas vão nos decepcionar.
São poucas, mas tem, são pessoas que não desejam a vida de Jesus, que odeia a Cristo e se infiltra na igreja, e tinha um no grupo dos dozes que é do diabo. Olha que Jesus deu a oportunidade para ele sair? Mas ele não saiu!!
“Eles saíram de nosso meio, entretanto não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”. 1 João 2.19
Conclusão: Há vários anos atrás estava eu em culto, eu vi pessoas cutucando a outra para se renderem á Cristo ao apelo do pregador que mais parecia uma a apelação, é verdade que é desejo do Pai e deve ser o nosso que as pessoas se salvem “o qual deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” 1 Timóteo 2.4. Todavia, o que me chama mais atenção é que Jesus não implorou para ninguém que o aceitasse, ou seguisse, pelo contrário, Jesus se apresentava, desafiava e dava liberdade para as pessoas escolherem, “porque se não ouvem a palavra, não acreditarão mesmo que ressuscite alguém dentre os mortos” Lucas 16. 26-31.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. João 10.27
Aplicação: A nós nos cabe orar pelas pessoas que não conhecem a Cristo como Senhor e Salvador, para que Deus manifeste a graça da Salvação através da fé e do arrependimento dos pecados e é uma ordem anunciar o Pão da vida v.48, porque “Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor”. Charles Spurgeon
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1.8
Pr. Angelo Junior