Texto: 1 Reis 11.9
Introdução: Há 3 tipos de barra que derrubam o cristão: uma barra de saia, uma barra de ouro e São João da Barra.
O livro de Reis foi escrito para mostrar a glória e o declínio dos reinos segundo as conseqüências da aliança deuteronômica, assim motivar-nos a ser fiel a aliança porque Ele é fiel. Já vimos cap. 3. 3-15: Preparação, Pedido e Provação de Salomão. A lição da história de hoje é que Salomão começou bem e terminou mal na vida cristã.
Lições sobre a vida de Salomão.
- AS CONQUISTAS DE SALOMÃO. Cap. 6-7, 10.
Vem reconhecimento de Salomão e cap. 4.32-34, a literatura e cultura prosperou. Autor dos livros de Provérbios; Eclesiastes; Cantares. Salomão edifica o templo cap.6 1-13; O Santo dos Santos v. 14-22; Os dois querubins v. 23-28; Ornamentação das paredes e das portas v. 29-38…Cap. 10. 14-29.
Abençoe a vida do seu próximo.
Sabedoria é para abençoarmos outros, seja por meio de provação ou construção. Deus deseja usar sua vida para a Glória Dele.
- AS CONSAGRAÇÕES DE SALOMÃO. Cap. 8.
Salomão traz a arca da aliança (presença de Deus) para o templo v.1-11; Fala ao povo 12-21; Ora a Deus 22-53.
Separe a sua vida para Deus.
“Foste comprado por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. 1 Coríntios 6.20
Você pode consagrar o templo, lugares ou coisas, mas lembre-se que agora o templo é o seu “corpo”. Consagre a sua vida (pensamento, fala….).
- AS COMPANHIAS DE SALOMÃO. Cap. 11. v.1-8.
A poligamia é proibida Dt 17.17, porém era comum a poligamia no oriente Médio para firmar relacionamento com outros reinos . Além da poligamia Salomão se envolveu mulheres pagãs. Ex 34.16
O texto cita duas vezes a palavra perverteram v. 3, v4, que significa: influência, virar (desviar NVI). Salomão foi influenciado e depois ele perseverou no erro. v.5 Perseverou: completou, concluiu, (Salomão ficou no seu erro forma intencional, sem volta). A palavra Moloque: Rei deus dos amonitas, que incluía em seus cultos sacrifício crianças.
Não deixe “influências” afetar sua lealdade a Deus.
Nós todos somos influenciados, ou por dinheiro (Salomão), por notícias, por opiniões, por amizades, pela cultura, pela época (ex: roupas ), pela internet, por leituras, mesmo que você diga “eu não sou influenciado”, essa atitude já era de alguém.
A pergunta não se você vai ser influenciado, mas é quem vai te influenciar esse ano? Qual é o “Deus” que vai te afetar? É Jesus? Você é responsável por quem vai te influenciar!
“As maiores dificuldades não nos são causadas pelos pecados que não conhecemos, mas por aqueles que justificamos”.
Quando uma pessoa esfria espiritualmente, se torna crítica… e às vezes nem percebeu que se está longe de Deus, mas pode buscar que tem alguma influencia por trás dessa situação! Ex: amizade.
- AS CONSEQUENCIAS DOS PECADOS DE SALOMÃO. Cap. 11. 9-43.
Salomão: Paz, (Shalam), porém a vida dele foi um final de grande confusão. A apostasia de Salomão contra a aliança trouxe sobre Israel o juízo de um reino dividido v. 9-13. Uma revolta militar em seus reinos satélites e uma revolta social – em Israel v.14-28. A diferença de Salomão para seu Pai é que Davi aprendeu a lição do arrependimento: Salmo 51.
O seu pecado refletirá no seu próximo.
“Eu faço da minha saúde o que quero, ninguém tem nada a ver com isso, mas na hora que está doente quem cuida é família ou alguém”. Dr. Dráuzio Varella
Ilustração: Conta-se a história de um velho cego que sempre levava consigo uma lanterna acesa, quando saia à noite.
– O senhor não sabe quando é dia ou noite, disse-lhe alguém certa vez; por que leva sempre consigo essa lanterna?
– Oh! – respondeu o velho – trago comigo a luz para que os outros não tropecem em mim!
“Sede meus imitadores”, adverte o apóstolo. Em outras palavras: “Por toda parte por onde andares, leva contigo uma luz, a fim de que não causes tropeço a ninguém”.
Conclusão: Nós não somos tão fortes quanto imaginamos, nós temos áreas vulneráveis!
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26. 41 Cap. 8.
Ao olharmos para o livro de Reis percebemos que mesmo diante dos acertos e falhas do reis (julgamento e restauração), Deus é fiel a sua aliança e tudo apontava para Rei dos Reis Jesus Cristo, o Senhor. O Senhor dá história deu prosseguimento ao seu plano por causa de sua fidelidade.
No final do ano de 2015 (o que contará para Deus) não serão primeiro as suas “construções ou templos” ex: Formatura, um novo emprego…, e sim a sua fidelidade a Deus, porque sucesso espiritual é ser fiel a Deus!
“Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. 2 Timóteo 2.11-13.
Vamos orar para colocarmos nossas vidas apoiada na Fidelidade e na graça de Deus, para chegar no fim do ano e darmos Glória a Ele!
Pr. Angelo Junior