Texto: Marcos 10. 13-16
Introdução: No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Vale teve a ideia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 Outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernades, por meio do decreto nº 4867, de 5 de Novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.
Jesus falou sobre as crianças com um propósito bem diferente do que o mercado financeiro pensa a respeito das crianças. Já ouvi muitos dizerem que precisamos ser como uma criança, pois elas são sinceras, ingênua e receptivas, isto é verdade, mas veremos neste texto que é muito do que isso. O texto mostra que levaram crianças até Jesus, os discípulos repreenderam as crianças, Ele se indignou e disse que para entrar no reino de Deus tem que ser como uma criança e abraço e abençoou elas! Que tipo de característica de crianças Jesus estava ensinando? Veremos hoje dois tipos de criança, um a ser seguido e outro a ser rejeitado.
- CRIANÇAS SEM DISCERNIMENTO (Os discípulos)
a. Estão com Jesus, mas não pensam como Jesus. v.14b
Os discípulos tinham recebido ensinamentos e participados de “diversas atividades” com Jesus, mas quanto ao assunto criança eles não pensavam como Jesus. Naquela cultura as crianças eram consideradas insignificantes e indigna de atenção não podia reivindicar coisa alguma. Para Jesus as crianças eram alvo da sua generosidade.
b. Impedem os outros de se aproximarem de Jesus. v.13b
Por não pensar como Jesus, os discípulos repreendiam que significa censurava severamente no sentido de até acusar e julgar as crianças. Você consegue imaginar eles dizendo para aos pequeninos: “Quem vocês pensam que são, olha o tamanho de vocês meninada Jesus tem mais coisa para fazer”! Embaraceis traz a idéia de recusar algo a alguém. Os discípulos não queriam oferecer o que as crianças mais precisavam que é Jesus!
c. Causam indignação em Jesus. v.14a
A palavra de Deus diz que Jesus ficou indignado, essa palavra aparece uma única vez em relação a Jesus, dizendo que aquela situação deixou Jesus muito ofendido, descontente e insatisfeito com a cena que presenciava.
– Você consegue identificar alguma área da sua vida que você não pensa como Jesus? Ex: As crianças.
– E pela maneira pensar diferente de Jesus, você se comporta diferente do que Jesus quer e tem impedido as crianças ou seu vizinho, amigo de trabalho etc.. de se aproximar de Jesus, de ser tocado por Jesus?
– Quando Jesus olha para você e seu comportamento ele fica contente, satisfeito?
Criancice: Um casal de novos convertidos, vivendo o primeiro amor em sua fé, chamou o pastor para comunicá-lo, que haviam tomado uma decisão! Daquela data em diante viveriam como os anjos, não haveria mais relacionamento intimo entre o casal. O pastor já de idade, experiente, falou: “Os irmãos não estão sendo precipitados? Afinal vocês são tão jovens para tomar tal decisão!” Não tinha jeito, eles estavam decididos em sua nova maneira de viver! Passado alguns meses, o pastor recebe um novo chamado do casal, prontamente os atendeu indo até o lar dos nobres. Fala o esposo: “Pastor, nós pecamos. Não conseguimos manter nosso juramento!” O pastor disse: “Você está preocupado sem motivo, meu filho, é só confessar o pecado e sinta-se perdoado por Deus!” Novamente o esposo: “Pastor, tem mais uma coisinha a anjinha está engordando muito rápido!”
Às vezes como filhos de Deus, nós andamos com Jesus mais agimos de forma precipitada, temos atitudes de infantil ex: “Não gosto mais de você”, “Você não é mais o meu amigo”, vamos tomar cuidado pois podemos estar criticando quem Jesus ama, causamos indignação em Jesus e nem percebemos. Não viva sem discernimento espiritual, precisamos tomar muito cuidado para não sermos o que o apostolo Paulo disse a igreja em Coríntios.
“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como espirituais, e sim como carnais, como crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contentas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” 1 Coríntios 3. 1-13.
Esse é o primeiro tipo de criança, e com certeza não é esse tipo ou características de Criança que Deus espera dos seus filhos, Jesus usa a expressão criança para mostrar qual a qualidade de uma criança que devemos possuir.
- CRIANÇAS EM CRESCIMENTO (As crianças)
a. Dependem de outros para aproximarem de Jesus. v.13a
As mães traziam no colo e de mãos dadas. Possivelmente crianças de todas as idades dependiam de seus pais para irem até Jesus para que Ele lhe tocasse. A questão é que elas não marcaram uma reunião e foram até lá sozinhas, é obvio que o interesse de crianças seria brincar e outros mais. As crianças dependiam de seus pais.
b. Recebem o reino de Jesus. v.15
Somente “como” uma criança ou “tipo” uma criança podemos receber que significa dar boas vindas ao reino de Deus. É de modo gracioso sem mérito, assim como uma criança não tinha mérito naquela cultura e Jesus o recebeu. Assim os discípulos e todos aqueles que ouviam Jesus precisava entender que não merecemos nada, mas recebem o reino como um dom da graça.
c. São abençoadas por Jesus. v.16
Atitudes próprias do ato de abençoar, entre os judeus. As mãos eram e continuam sendo símbolos de oração e bênçãos e significa transmissão de bênçãos espirituais e físicas. Jesus vai além do costume judaico ou seja do toque, ele leva nos braço ou seja abraça, impôs a mão e abençoava de modo fervoroso e não superficialmente. Jesus demonstrou visualmente que as bênçãos do reino são dadas gratuitamente.
– Para o seu crescimento espiritual você acredita que depende dos seus líderes, do seu irmão, experientes na fé…?
– Você como alguém não merecia nada, que não pode conquistar o reino de Deus pelas forças, mas Deus o Salvou para Ele dominar a sua vida?
– Como uma criança eu deixo Jesus me abraçar, tocar em mim e me abençoar?
“Nós não somos o que gostaríamos de ser. Nós não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus, Não somos mais quem nós éramos”. Martin Luther King
Nós vivemos sob o domínio de Deus, nós estamos em desenvolvimento espiritual, estamos em obras, é possível que os discípulos tivessem pensando que não precisava de muito mais, afinal, vivia com Jesus. Jesus somente começou o trabalho em sua vida e para toda a vida. Busque ajuda espiritual de quem tem mais experiência na fé, isto é sinal de crescimento espiritual. Quando olhar para a Salvação em Jesus lembre-se que você não merece nada, mas Deus te salvou para o desenvolvimento da sua salvação, isto é, crescermos em todas as áreas da vida, então leia bons livros, faça bons cursos, boas amizades, estude as pregações, conheças os livros da bíblia. Não pense que Jesus saiu abençoando todo mundo, que todos estavam abençoados. A benção é para quem está em crescimento. A benção aqui nesta passagem é para quem Jesus domina a vida!
“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei (produzir) a vossa salvação, com temor e tremor”. Filipenses 2.12
Conclusão: PARA VIVER NO REINO DE DEUS PRECISA SER COMO UMA CRIANÇA!
Jesus já estava a caminho do calvário, no contexto vemos que essa passagem foi após um conflito com os fariseus que se achavam adultos e o questionava a respeito do divórcio v. 2-9, onde Ele chama os discípulos à parte no v.10-12 para trazer um ensinamento particular e dar explicações sobre este assunto, mas os seus discípulos mal sabia que neste momento Jesus daria a eles um ensino prático por meio de um ilustração visual ou seja as crianças que ele tanto ama. Jesus não queria que os seus discípulos se tornassem fariseus, pessoas que o ficava questionando, se achando melhores que os outros, querendo se aparecer, criticando o próximo ou seja pessoas que não crescem espiritualmente. Jesus mostra aos discípulos que só podem ingressar no Reino de Deus os que reconhece ser desamparados, aqueles vem sem justas reivindicações, somente estes entraram no reino que é dado pela dádiva de Deus.
Como você tem procurado entrar no reino Deus como uma criança ou como um fariseu?
Um arauto real rodou pelas ruas da aldeia, proclamando sua urgente mensagem: “Vem o rei! O rei virá amanhã a vossa aldeia. Preparai vossas casas, pois ele almoçará com um de vós quando chegar”. Grande foi a atividade que se seguiu. Varria-se aqui, esfregava-se ali, lavava-se acolá, removia-se o pó, podavam-se as árvores, limpava-se o quintal, punha-se aqui e ali um adorno – e assim se passaram todo o dia e parte da noite. Certo homem, no entanto, não se uniu aos preparativos exteriores. “Melhor que isto é eu limpar meu coração”, disse ele simplesmente. “Cuidarei de que tudo esteja direito entre mim e meus semelhantes. Esta será a melhor maneira de me preparar para me encontrar com o rei.” Segundo conta a história, o rei preferiu almoçar numa casa humilde, cujo único ornamento era uma rosa branca no parapeito da janela; e seu morador, um homem que não se preocupou com tantos preparativos. “Receio que os outros tenham procurado encobrir injustiça e maus sentimentos”, justificou o rei, “mas este homem embelezou o coração. Almoçarei com ele.”
O rei Jesus veio e instaurou o seu reinado espiritual, e Ele virá para buscar os seus súditos, ele não vai procurar a sua casa, seu carro, seus diplomas, sua conta bancaria, ele procurará o seu coração. Às vezes estamos bem arrumados como em uma formatura ou casamento, as vezes dizemos que estamos bem, mas na verdade o coração está sujo. Não importa quanto tempo você freqüenta a igreja, ou quantidade de necessitados que você ajudou. O que importa é se você é como uma criança. Deus olha para nós e quer encontrar em nós um coração no reino Dele.
“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; Porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”. 1 Samuel 16.7
Que tipo de criança você é? Sem discernimento ou em crescimento. Para viver no reino precisa ser como uma criança!
1. Você já entregou a sua vida como Senhor e Salvador têm vivido no reino de Deus, mas ao mesmo tempo você quer comandar sua vida, os seus gostos, o seu corpo, o seu intelectual, e é incompatível viver assim ou você reina ou Deus reina. Jesus diz que você precisa ser como uma criança. Quais sãos áreas que Jesus não reina em sua vida?
2. Você ainda não entregou a sua vida a Jesus como Senhor e Salvador, Se você vier como uma criança, mostrando as suas limitações, confessando os seus pecados, e voltando com uma fé somente para Ele, Ele vai te tocar, te abraçar e comandar a sua vida. Venha a Jesus hoje como uma criança!
“ Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”
Pr. Angelo Junior