Introdução: Meus queridos irmãos vocês já perceberam que somos melhores na oratória do que na prática, há até um dito popular que diz: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Um exemplo disso é: Dizemos que a oração e a leitura da palavra de Deus é o principal na vida do cristão, porém lutamos para orar individualmente ou participar de reuniões de oração, quantos está semana leu no mínimo um capítulo das escrituras? Há verdade é pura e simples: Somos excelentes “teóricos”!
Está questão de teoria e prática é tão sério que nos relacionamentos interpessoais os nossos filhos, cônjuges, ovelhas etc … estão analisando se a nossa fala é coerente com as atitudes. Às vezes queremos tirar o cisco do olho do nosso irmão e não vemos a trave que está no nosso como diz em Mateus 7. 1-5. A pergunta é: como sair da teoria para a prática em nossos relacionamentos? Precisamos urgentemente olhar e aprender com o Deus que faz da sua palavra uma ação, Ele é o Deus que não desassocia fala com prática. “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Gênesis.1.3.
Texto: Livro de Efésios.
A estrutura do livro de Efésios é dividida assim: Do capítulo 1-3 é a doutrina (teologia): O que Deus fez por nós, e do Capítulo 4- 6 é a prática (vida cristã) O que devemos fazer por Ele. Portanto para cada capítulo que fala da doutrina, ou seja, da “teoria” a respeito de Deus, nós faremos aplicações prática para os nossos relacionamentos interpessoais.
3 decisões importante para sair da teoria para a prática nos relacionamentos:
- Os cristãos se relacionam para o Louvor de Deus. Cap.1
Recebemos as bênçãos espirituais que é a salvação, porque Deus Pai nos escolheu v.3,4, Jesus o filho comprou com seu sangue v.5 e Espírito Santo nos Selou para o seu louvor v.6,12,14.
Somos privilegiados, Deus nos chamou para Ele. Deus ama seu povo: “O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai”Jeremias 31.3
Ilustração: Um casal de missionários americanos, voltava para casa, depois de muitos anos, na África. No mesmo navio estava o presidente dos Estados Unidos, Tedd Roosevelt. O presidente voltava de uma temporada de caça na África. Uma multidão e uma banda faziam uma homenagem a Roosevelt. Indignado, o missionário falou para a esposa: – Isso não é justo. Nós sacrificamos nossas vidas ajudando aos necessitados, e ninguém se importa com isso. Chegando em casa ela disse: Você não deve pensar assim. Por que você não vai até o quarto fazer uma oração e, assim, descobrir o que Deus tem a dizer? Ele foi até o quarto, se ajoelhou. Ficou lá sozinho, um bom tempo, e quando saiu, tinha um semblante mais leve. A mulher, ansiosa para saber o que aconteceu, foi logo perguntando ao marido: – E aí, querido, o que houve?O marido, agora aliviado, disse:- Eu me ajoelhei, desabafei, falei para Deus tudo o que me incomodava. Contei que achei injusto voltarmos para o nosso País, para a casa, depois de anos evangelizando pessoas na África, e não receber qualquer recompensa, enquanto que, o presidente dos Estados Unidos, ganhou festa, homenagens, só porque voltava de uma excursão de caça. E sabe o que o Senhor meu falou? Ele fez uma pequena pausa, pois estava emocionado com a resposta de Deus. – Deus, como se estivesse tocando em meu ombro, falou: Calma, você ainda não chegou em casa!
O seu coração egoísta sempre buscará glória para si nos relacionamentos. Ex: Pais que investem em filhos como fonte de lucro… Quais são as suas expectativas nos relacionamentos? Alguém bem disse: “A mulher se casa esperando que o homem mude (não muda) e homem se casa esperando que a mulher não mude (muda)”.
Se o seu tipo de relacionamento é baseado na troca, então se prepare para a decepção, porque as pessoas vão falhar! O único que não vai te decepcionar é o Senhor Jesus que deu vida Dele para te salvar. Portanto, nós não servimos primeiramente as pessoas por causa das pessoas, nós servimos a pessoas por que estamos servindo a Jesus Cristo. Devemos fazer dos nossos relacionamentos um louvor a Deus!
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”. Colossenses 3.23-24
- Os cristãos se relacionam na Paz de Jesus. Cap.2
Nós estávamos mortos espiritualmente v.1, porém recebemos a salvação que veio pela graça de Deus v.4,5,8, e pertencemos ao povo de Deus v.19, isto tudo aconteceu porque Jesus que é a paz (o reconciliador) v.14-17.
Todos mereciam a condenação eterna, nascemos fracassados espiritualmente, porém Deus em sua infinita bondade nos abençoa e dá a sua paz. “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz.” Números 6.24.26
Ilustração: Sábado dia 27/02 houve reunião no condomínio onde moramos, minha esposa foi à reunião toda animada e voltou completamente assustada com o ambiente de discórdia, troca de acusações e partidarismo.
Infelizmente desejamos interesses pessoais, nós gostamos de partidarismo, as pessoas perdem famílias para dizer que ganhou no grito determinada briga, e às vezes ganhamos uma discussão, todavia perdemos as pessoas. Qual o momento que você é o pivô da confusão? Que horas você é problema? Há um dito popular mundano: “Quem diz o que quer ouve o que não quer.” ou “dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair”.
Cremos em Jesus como Senhor e Salvador e fomos reconciliados com Deus Pai, e a partir de então a paz de Deus reside dentro do nosso coração. Agora você é um agente de paz neste mundo e não de guerra, não interessa se você foi criado em um ambiente hostil, o seu papel é de reconciliação por que o seu Deus é um Deus reconciliador.
“Se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens”. Romanos 12.18
- Os cristãos se relacionam em igualdade no Corpo de Cristo. Cap.3
Paulo compara a igreja a um mistério que fora revelado v.3,4,5,9, isto é gentios e judeus são membros idênticos no corpo de Cristo, o resultado desta igualdade é uma igreja multiforme v.10 ou seja diversificada, que trás a idéia de várias facetas de diamante que reflete e ressalta sua beleza (bordado colorido).
Merecíamos a morte eterna, fomos salvos por Deus para pertencer à igreja de Cristo (corpo) onde há um relacionamento de igualdade, onde não há acepção de pessoas, vivemos em unidade como é o Deus Trino.
Ilustração: Conta-se que a na carpintaria certa vez houve uma estranha reunião com um bate-boca para acertar as diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que ele teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho; passava o tempo todo golpeando… O martelo aceitou sua culpa, porém, pediu a expulsão do parafuso porque ele dava muitas voltas para conseguir algo. O parafuso pediu a expulsão da lixa que era muito áspera no tratamento com os demais e assim causava atritos, a lixa pediu a expulsão do metro que se achava perfeito para medir…
Nesse momento o carpinteiro, juntou o material e as ferramentas e iniciou o seu trabalho e utilizou justamente o Martelo, parafuso, lixa, metro. E finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. O carpinteiro foi embora e a reunião voltou, foi então que o serrote disse: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro não trabalha com os nossos defeitos, mas, sim, com as nossas qualidades, com os nossos pontos fortes. Assim proponho abandonarmos esta discussão e nos concentrarmos em tarefas construtivas! A proposta foi aceita por unanimidade e todos se sentiram, então, uma verdadeira equipe, capaz de produzir objetos de qualidades, se unidas num mesmo propósito e nas mãos e na mente do hábil carpinteiro.
A tendência do homem pecaminoso é de se concentrar nas desigualdades, Ex: Eu sou mais inteligente, ou o fulano tem diploma, eu sou homem ou eu sou uma mulher… isso causará grande confusão nos relacionamentos interpessoais. Você faz acepção de pessoas? Você escuta pessoas que é diferente do seu “mundo”? “Os homens orgulham-se de sua tolerância, mas deveriam envergonhar-se de sua indiferença.” Will H. Houghton
Fomos alcançados pela graça de Deus, por isso acreditamos que temos funções diferentes no reino, mas não significa melhor ou pior que outro, a diferença está em maior ou menor responsabilidade. A sua diferença do seu próximo não é para competir e sim para completar o outro. Relacionamentos só podem ser construídos na através da soma e não da divisão.
“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus… não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus” Gálatas 3.27-28.
Conclusão: Alguém bem disse: “Viver com Deus no céu é a glória, se relacionar com pessoas na terra é outro história”, porém a vontade de Deus é que aprendamos a nos relacionarmos para sairmos da teoria para prática. Para isso acontecer: “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo” Efésios 5.21.
O livro de Efésios nos ensina que Privilégios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em união, à santificação na vida diária e ao triunfo no conflito espiritual. Esse propósito pode ser resumido da seguinte maneira: Encorajar o crente a desfrutar da posição privilegiada da Igreja em Cristo e sua aplicação na vida cotidiana para Cristo no mundo.
Podemos concluir a mensagem assim: “O seu relacionamento profundo e sincero com Deus mudará para melhor a sua forma de se relacionar com o próximo”.
Pr. Angelo de Almeida Junior