Introdução: Dois sujeitos no acostamento de uma rodovia ostentavam um grande cartaz dizendo: “O fim está próximo”. A medida em quem os motorista iam passando, a maioria não dava importância a mensagem, e outros nem sequer prestavam atenção ao aviso, e alguns poucos gritavam: “seus malucos”. Depois de meia hora um deles ponderou: Será que não é melhor mudar o cartaz dizendo que a ponte caiu? Às vezes vivemos assim em nossa comunicação familiar, não ouvimos, não entendemos, não comunicamos como deveríamos etc …
Bons relacionamentos são marcados por uma boa comunicação, e boa comunicação não acontece da noite para o dia. Todas as pessoas são pecadoras, Romanos 3.10-23 e isso significa que são egoístas e somente isso já seria o suficiente para causar grandes dificuldades na comunicação. O que a palavra de Deus nos diz sobre esse assunto?
Texto: Efésios 4. 25-35
Em Efésios 4. 22-24, Paulo enfatiza a importância de “Despir-se do velho homem” e antiga maneira de viver e ser renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, fazendo assim as coisas na maneira de Deus. Como ser guiados pelo Espírito Santo ou ter comunicação espiritual em nossos relacionamentos para glorificar a Deus?
4 atitudes devemos ter em nossa comunicação, com quais devem ser usadas em todos os tipos de relacionamentos:
- Seja honesto no falar. v.25
A palavra FALE está no imperativo no Grego, é um comando Deus para nós falarmos ao outro, e precisamos não somente falar, mas falar a VERDADE sempre, pois o verbo verdade está em uma ação contínua, Colossenses 3.9. E além de falar a verdade precisa ser feita falada em AMOR, v.15. Josué 1. 1-9 (Josué foi incentivado a ser corajoso para falar o que Deus quer que fale).
FALE, ficar todo calado está fora de linha para o cristão, 1 Coríntios 2.11. VERDADE, honestidade é mais do que não mentir, precisamos ser aberto e verdadeiro, desonestidade é distorcer a verdade, fazer insinuação ou enganar diretamente. AMOR, o nosso cuidado não é apenas com o que diz, mas como você fala (tom de voz, expressão facial, não podemos ser brutos com a verdade. Nosso objetivo de ser honesto é o bem da outra pessoa em mente. Eu tenho sido honesto na comunicação?
“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”. Colossenses 4.6
- Cuidado em deixar o “tempo passar”. v.26,27
Não seja precipitado no falar, porém quando guardamos e não confessamos e arrependemos-nos da raiva abrimos um espaço para satanás, e para o ressentimento e ódio. Tiago 4.19 (Tiago ensinar compreender bem e falar).
Um novo convertido desabafa: Missionário, dedes que entreguei minha vida para Jesus, uma luta esta sendo travada dentro de mim. Uma luta entre o bem e o mal. O bem, sempre me convidando para fazer coisas boas, e o mal, sempre me levando a fazer coisas ruins. É como se fossem dois cachorros brigando o tempo todo, um cachorro bom e um ruim. E qual dos dois cachorros está vencendo a luta, perguntou o missionário. O cachorro que eu alimento!
Tenha como meta a resolução dos problemas para não alimentar amargura, não deixe para o amanhã, o mal de cada dia já é suficiente, Mateus 6.34. Porque com irá no coração nós distorcemos os problemas, trazemos risco para intimidade do casal, há desencorajamento espiritual. Perguntas antes de falar: Eu orei pela ajuda de Deus? Provérbio.3.5b, Eu tenho os fatos corretos? Provérbio 18.13, Minhas palavras são amáveis? Efésios. 4.15. Estou agindo na hora certa?
“O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo, quão boa é” Provérbio 15.23
- Ataque os problemas, não as pessoas. v.29-30
Palavras doentes destroem, contamina ou impede o crescimento, as palavras precisam edificar, se é necessário e que transmita graça. Tiago 3. 5-12, palavras enfermas entristecem o Espírito Santo. Êxodo 4.10 (Moisés tinha problema na fala, era grosso para falar).
“Mais temível do que a controvérsia é o espírito de controvérsia”. Richard Treffry. “Jamais vi o Espírito de Deus atuar onde o povo do Senhor está dividido”. D. L. Moody (grande evangelista do século 19).
Seja um comunicador edificante e encorajador, promova graça ao falar em seu ambiente familiar, expresse soluções em termos de ações, coloque sua responsabilidade pessoal ao centro. Mateus. 7.4,5. Você vê seu familiar como um adversário?
“Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque nossa luta não é contra o sangue e a carne”. Efésios 6. 11,12a.
Conclusão: A tendência Natural em Gênesis é para ser defensiva á respeito com nossos próprios pecados. Colocar culpa no outro, fugir, reagir etc…Nós nunca resolveremos problemas ou cresceremos como cristão sendo uma pessoa de Gênesis 3.
“… A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”. Gênesis 3.13
Aplicação: Com Jesus como Senhor e Salvador nós vamos nos despindo ao ponto de ficarmos longe da amargura, ódio, raiva, gritaria (discórdia em pública, disputa, briga), calúnia (linguagem que machuca), maldade (desejo de prejudicar as pessoas ou vê-los sofrendo). Perto de nós o que é bom (benevolente, cortês, auxiliador), Compassivo (delicado que é literalmente “de bom coração”, solidário), e o perdão (desistir de seus direitos ou declarar vingança; não ficar com rancor ou descontar). Mudar os hábitos não é fácil, mas você consegue no poder do Espírito Santo.
“Tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4.13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. 1 Coríntios 10.13
Comunicação espiritual é a expressão do nosso relacionamento com Deus que reflete na vida do outro através da nossa fala!
Pr. Angelo Junior