Introdução: Há uma frase popular usada nos momentos de socorro ou gratidão que é “Deus é Pai”, uns até levantam a mão para o céu ao expressar, o certo é que muitos usam está frase da boca para fora, porém hoje sendo os dias dos pais da terra veremos qual o sentido de “Deus é Pai” para os pai deste mundo.
Texto: 1 Coríntios 4. 14-21.
Contexto: A igreja em Coríntio é fundada por Paulo na segunda viagem missionária, Atos 18.1-17. Ele escreve esta carta aos Coríntios porque a igreja está passando problemas, tais como: Unidade e divisões; disciplina moral na igreja; práticas duvidosas; E então ele que manda a carta que a correção iria vir 4.14-21. Timóteo traria uma repreensão terna v. 14-17. Paulo iria trazer uma disciplina mais dura para os coríntios insubordinados 4.18-21. Ele usa a expressão para aqueles irmãos, como se fosse filhos dele v.15. Não era o pai biológico dos crentes em Coríntios, mas ele o havia gerado em Cristo. Ele era o pai espiritual.
Como pai espiritual dos crentes em Coríntios, o que ele escreve aos “filhos” que estão em dificuldades? Quais as características de um Pai segundo o coração de Deus, que podemos ver na pessoa de Paulo (Pai)?
Vejamos 3 características de um Pai segundo o coração de Deus, porque reflete a Glória de Deus na vida dos seus filhos!
- SER EXEMPLO PARA O FILHO v.16. Deus Pai é exemplo para nós!
Os pais precisam ser o espelho dos filhos: mudo, limpo, reto e iluminado. Ex: Gritar em casa ou falar baixo irá refletir na vida do filho. Você pode dizer como Pai aos seus filhos: Filho somente imite (falar, comportamento, como faço escolhas ex: casamento dos filhos.
“O maior feito que um pai pode realizar em favor dos filhos é amar a mãe deles.” – Josh McDowell. Não é perfeição, exemplo é assumir o erro perante eles também.
Imitadores: ???????: mimetes: mímica (arte de expressar por meio de gestos). Paulo era modelo para os filhos na fé, que diziam para eles imitarem seus gestos, seu jeito e sua vida.
- DISCIPLINAR O FILHO v. 14 e 21. Deus é pai e nos disciplina!
Disciplina é: “Deus separar de nós aquilo que nos separaria dEle”. Ralph Venning.
Efésios 6.1-4. Pais precisam temperar a ???????: Paidéia: disciplina: Treino, castigo. Apontar os erros, mas também valorizar as virtudes. Lembram dos filhos de Eli cresceram sem ser confrontados (amar mais os filhos do que a Deus), perdeu os filhos. Disciplina é um ato de amor, Deus nos ama e por isso nos disciplina Hebreus 12.4-11. Uma família sem disciplina se torna uma bagunça, como uma igreja sem disciplina não é uma igreja bíblica!
Admoestar: ????????: noutheteo: advertir, exortar. A admoestação de Paulo aos irmãos não era visando à humilhação, expor ao ridículo ou diminuir o valor dos irmãos, mas tinha como finalidade era tratar do problema. Disciplinar como Pai para o Apostolo é não fugir da responsabilidade, “Se vocês se consertarem até minha chegada usarei de mansidão, se não é vara, vocês escolhem?
- SE RELACIONAR COM O FILHO v.19. Deus se relaciona conosco!
Conta-se a estória do filho que pergunta ao pai quanto ele ganha por horas no trabalho, e o pai responde: Isto nem sua mãe sabe! Depois de muita insistência por parte do filho o pai diz que ganha três reais por hora, mas intrigado com a pergunta ele diz por você quis saber sobre quanto eu ganho? O filho responde: Porque agora falta dois reais para eu comprar um hora do seu trabalho para você brincar comigo.
Invista mais tempo nos seus filhos, temos tempo para atender telefone, para nossos amigos (a) e para os filhos? A sua herança não é dinheiro, carro, seu hobby. “Herança do Senhor são os filhos”; Salmo 127.3a. Nenhum sucesso ou realização pessoal compensa o fracasso da sua família e a perda dos seus filhos. Presentes não substituem presença, pais precisam se interessar-se pelos assuntos dos filhos. Chamar de filho (a), não de o “moleque”, o “menina”. Se eu não elogiar minha filha o mundo vai fazer e de maneira muito mal. Precisamos beijar os filhos, chorar e celebrar com eles.
Visitar-vos: ??????? erchomai: ir + ????: pros: perto, em benefício. Paulo sabia da importância da proximidade com aqueles que eram filhos na fé. Paulo chama Timóteo de filho amado, e o irmãos v.14.
Conclusão: “Uma noite um pai ouviu seu filho orar “Deus, torna-me um homem como meu pai.” Mais tarde aquela noite, o pai orou “Deus, torna-me o homem que meu filho quer que eu seja.” – autor desconhecido
Um Pastor bem conhecido sai de férias, em restaurantes um idoso se aproxima dele e pergunta o ele faz, ao responder ele pensa que iria ser criticado, então o senhor conta sua história de quando era pequeno em uma cidadezinha, que sua mãe era mãe solteira e ridicularizada, e ele era chamado de menino sem nome por que a mãe era solteira! Até que um dia um pastor perguntou para ele quem era seu pai, porém ele começou a gaguejar.
O pastor disse: Seu pai é o Deus do universo. Você tem uma grande herança diante de você, meu filho. Agora, vá em frente e toma posse da sua herança’. “Eu acreditei nele”, disse o senhor. “Eu fui em frente e peguei a minha herança. Aquilo mudou a minha vida. De fato eu fui eleito governador deste estado.” O pregador perguntou ao homem, “Como é seu nome?” O senhor, se despedindo deles respondeu “Ben Hooper”. Aquela noite o pregador pesquisou e descobriu que, de fato, o nome de Ben H. constava como governador do estado de Tennessee entre 1911 e 1915.
Deus é nosso pai porque recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas e passamos tê-lo como exemplo para viver e também recebemos Sua disciplina e nos relacionamos com Ele diariamente, por isso podemos chama-lo de Pai, portanto para nós cristãos Deus é Pai!
“Mas, todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome” João 1.12
“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem” Salmo 103.13
Pr. Angelo Junior