Texto: Gênesis 28.16
Já ouvimos expressões: “Ele é muito desligado”, “Ele vive no mundo da lua”, “Planeta terra chamando..”. Realmente cada um tem um estilo, é normal, mas o que precisamos prestar atenção é para não vivermos desligados espiritualmente. E o que fazer para permanecer conectado com Deus? Isso é o que veremos no texto de hoje!
Jacó recebeu a benção de seu pai Isaque que pertencia ao seu outro filho Esaú Gênesis 27. 26-30, e Esaú ficou com rancor no coração e procurou matar seu irmão Jacó Gênesis 27.41. Enquanto Jacó fugia de Esaú, ele dormiu, e naquela noite teve um sonho em um lugar chamado Betel que significa “casa de Deus”, Neste lugar o Senhor disse que cuidaria dele e não o deixaria Gênesis 28.15. O que me chama atenção nesta história foi às palavras de Jacó ao acordar do maravilhoso sonho, ele exclama: “Sem duvida o Senhor esta neste lugar, mas eu não sabia”! Jacó estava tão ocupado com seus problemas, com seu irmão e tudo mais, que sua vida girava em torno de si mesmo ao ponto de não perceber a presença de Deus. Você tem vivido como Jacó? Desatento na vida espiritual.
Você já notou quantas dádivas o Senhor te deu este ano? Quanta pessoa de Deus pôs em sua vida? Hebreus 13.2. Você tem sido sensível a presença de Deus no dia a dia? Para evangelizar, admirar por do sol, usar palavras de gratidão, e principalmente perceber Deus falando contigo.
Ficamos sem conexão espiritual por diversos por motivos, para alguns, o que distraí é o encerramento do ano letivo, para outros é o trabalho de fim de ano, para outros são as preocupações com a vida do outro, para algumas igrejas evangélicas são as atividades de fim de ano. E nessa vida corrida, nessa fuga de Esaú, acabamos por interromper a ligação com Deus, sendo assim enquanto deveríamos desfrutar e perceber a presença de Deus nós nos tornamos pessoas mais tensa, inquieta, ansiosas, agitadas, hiperativa na alma, crítica etc…
“Sentimos-nos infelizes, inquietos, constrangidos, oprimidos, e temerosos de sermos superficiais”, queremos algo mais profundo com Deus, a verdade é que hoje nós somos ativistas, amamos a Cristo, mas não ficamos muito perto dEle”. Thomas Kelly
Hoje mais uma vez, Deus nos chama para a verdade, e qual é essa verdade? Ele é o Emanuel, o Deus presente em nossas vidas Mateus 1.24; Mateus 28.20, precisamos sempre despertar para a vida espiritual, pois realmente essa vida é breve, Salmo 90.10; Tiago 1.14-15, e se não cuidarmos chegará um dia que usaremos as mesmas palavras de Jacó, “O Senhor está neste lugar, e eu não sabia”. Exemplo: Aquela igreja era Betel, aqueles irmãos (a), aquela liderança, aquela situação, aquela denominação, aquele pastor, aquelas palavras de confronto e conforto… era Deus que tinha colocado em minha vida e não prestei atenção.
O apóstolo Paulo diz em Romanos 13. 11-14, que o dia está próximo, o que devemos fazer então para não acordamos tarde demais, confessar nossos pecados e tirar tudo aquilo que nos atrapalha de seguir Jesus Cristo Hebreus 12.1-2.
Contarei agora uma história de uma homem que viveu ah uns séculos atrás de forma simples e profunda, ele se chamava Irmão Lawrence, ele era manco, e foi para o monastério a fim de compensar, de alguma forma, o fato de ser uma pessoa desajeitada. Mas ele tinha fome de Deus. No monastério puseram-no para trabalhar lavando o chão, e as vasilhas e panelas de cozinha. E foi em meio a isso que ele “. Ele afirmou: “ Para mim a hora da ação não difere da hora da oração, e no ruído da minha cozinha, enquanto várias pessoas estão pedindo um porção de coisas diferentes, eu me encontro com Deus tão tranquilamente como se estivesse de joelhos.” Quando ele estava morrendo, os amigos lhe perguntaram no que estava pensando, ele respondeu: “Estou fazendo o que farei por toda a eternidade, bendizendo a Deus, louvando, adorando a Ele, e dando-lhe o amor do meu coração”.
Diga agora: Senhor, eu O amo. Eu O louvo. Eu O adoro. Amanhã cedo quando levantar-se, diga: Senhor, eis-me aqui. O que vamos fazer hoje? Quero estar com o Senhor o dia todo, quero chegar à noite e dizer: O Senhor esteve aqui e eu sabia!!
Pr. Angelo Junior