Introdução: No último dia 31/10 comemoramos 497 anos da reforma protestante, que tinha como o principal líder um homem chamado Martinho Lutero. A Igreja Católica que do latim significa “universal” ou “que afeta o mundo inteiro e as pessoas que nelas vivem”, deveria realmente expandir o reino de Deus com o Evangelho de Jesus, mas ao longo dos séculos foi desviando da palavra de Deus e se apoiando em tradições de homens e dogmas, o que resultou em corrupção da igreja (clero), sendo assim alguma coisa precisava ser feito na igreja do Senhor para que ela viesse a ser o que Deus planejou. Foi então onde surgiu os reformadores com as “cinco solas” ou “cinco somente”, o que apresentarei agora como os cincos pilares fundamentais da reforma protestante:
1. Sola Scriptura (Somente as Escrituras). 2Timóteo 3.16
A bíblia era desconhecida na igreja, os líderes não incentivava seus fiéis a lerem por medo deles questionarem suas tradições, a reforma foi um redescobrimento das escrituras dizendo que todo o crente é livre para estudar. Nos dias atuais vivemos o oposto, temos livrarias evangélicas, bíblias em várias versões e temas, o problema nosso não é o acesso, e sim a falta de interesse pelo estudo. Precisamos continuar nos reformando, isto é colocando as escrituras acima das experiências ou opiniões pessoais, pregando expositivamente e nos dedicando a uma interpretação Histórico-Literal-Crítico-Gramatical das Escrituras. Precisamos ler a bíblia e deixar a bíblia ler as nossas vidas, ” Ou este livro te afastará do pecado ou pecado te afastará deste livro”.
2. Sola Gratia ( Somente a Graça). Efésios 2.8
Nascemos vivos na carne e mortos espiritualmente, e os homens precisam da graça de Deus para sair do sepulcro para a vida espiritual, não eram indulgências ou sacrifícios que levariam as pessoas para o céu. Hoje devemos resgatar o conceito da graça de Deus, porque infelizmente dentro da igreja a pessoas que dizem ir para o céu sem ter tido a sensação de que são pecadores, por tanto o evangelho da graça é muito maior do que aceitar Jesus, é ser aceito por Deus, sem nada a oferecer.
3. Sola Fide ( Somente a Fé). Gálatas 2.26
A igreja da época ensinava penitência para pagar os pecados, ou seja o homem se tornava justo ao realizar algum sacrifício. Infelizmente boa parte da igreja evangélica ainda não compreendeu o que é fé, pois temos vistos pessoas colocarem a sua fé em rosa ungida, sal grosso, pois através do visual e do fazer acreditam que se tornam justos. Continuar no reformando significa declarar que a doutrina da Justificação é através de uma fé unica e exclusivamente em Jesus como Senhor e Salvador da minha vida e pronto! As obras é um outro ensinamento, fazer a obra é a doutrina da Santificação que dá crescimento espiritual para quem já é justificado! Por tanto santificação não justifica ninguém, não vamos confundir justificação com santificação.
4. Sola Christus. (Somente Cristo). 1 Timóteo 2.5
Foram colocando intermediares entre Deus e os homens ao longo dos séculos, e isto não é bíblico. O acesso a Deus segundo a igreja da época não era somente Jesus, precisava de outros caminhos para se achegar a Deus, e isto dava poder aos líderes. Parece que isto não é diferente no meio da igreja evangélica, como por exemplo culto a personalidade, pastores super ungidos, milagres, modismos etc.. Tiraram Jesus do centro e colocaram em pessoas ou coisas, isto é um cristianismo sem Cristo! Qualquer atividade pessoal ou eclesiástica como por ex: aconselhamento, ensino, programações etc… que não aponte para Jesus como Senhor deve ser negado em nossas vidas. O Senhor Jesus deve ser declarado nos nossos lábios, vivido no coração e refletido em nossas atitudes.
5. Soli Deo Glória. (Somente Glória a Deus). 1 Coríntios 10.31
Os irmãos reformadores sabiam que era impossível chegar a quinto pilar, se os outros fossem edificados de modo defeituoso. Qualquer igreja ou pessoa que perde os pilares anteriores tentará fazer o trabalho de Deus do seu jeito, por isso é comum e lamentável, assistimos divisões em igrejas evangélicas, porque as pessoas querem atrair glória para si. A nossa vida deve ser como a lua que reflete a luz do sol, porque a lua não tem luz própria. A nossa vida deve chama atenção das pessoas para a grandeza de Deus.
Conclusão: Meus irmãos a reforma protestante teve reflexo na política, na arte e etc…, mas hoje eu me concentrei nas questões “espirituais”. Porque hoje é um dia de avaliação da história da igreja, mas também da história das nossas vidas. Precisamos continuar nos reformando nesses pilares e crenças, porque quando eles são aplicados corretamente em nosso ser, produziremos um profundo amor, respeito e compromisso pela Igreja do Senhor Jesus.
Pr. Angelo Junior