Texto: Romanos 11. 33-36.
Introdução: Porque você é um crente em Cristo Jesus? A resposta desta pergunta parece fácil e simples, mas na prática percebemos várias distorções. A uma grande confusão tanto para os incrédulos como para os crentes do século XXI. Para muitos “evangélicos” ser crente é: a) Pertencer a um grupo (ex: Motoqueiros, corredores de rua, ONG etc…). b) É pertencer a uma denominação (conhecer mais a instituição do que a obra de Jesus). c) É receber uma benção especial (ex: um carro, uma cura etc..) é viver na expectativa sobre o que eu vou ganhar, e quero o mais o rápido possível. d) É apenas frequentar uma igreja ou estar na lista de membresia. e) É fazer parte de uma estatística que no final de 2014 que será 25,03% da população brasileira. Poderíamos citar outras afirmações, mas que o enxergamos na Palavra de Deus é uma resposta mais profunda e muito mais importante.
Quais são as características de um crente em Cristo Jesus? Quero apresentar as 3 marcas imprescindível de um Cristão que vive para a glória de Deus.
I. SE PARECE COM JESUS. Romanos 8.29.
a. Mentalidade de Jesus: 1 Coríntios 2.16 Mente significa incluir igualmente as faculdades de perceber e entender bem como a habilidade de sentir, julgar, determinar. É a busca por um pensar bíblico em relação a todos os assuntos desta vida, alguns exemplos: Amor, finanças, pecado, benção, injustiça social, oração, autoridade, preconceito, perdão, inferno, céu, sofrimento, casamento etc… Sendo assim não é mais o que eu penso ou acho sobre determinada questão e sim o que Deus pensa. Romanos 12.1-2.
b. Comportamento de Jesus: 1 Coríntios 11.1. Imitar vem da palavra mimetes que significa fazer os mesmos gestos ou mímica. Imitar o comportamento de Jesus. A minhas ações mostrará se me pareço com Jesus ou não! Devemos lembrar que as convicções (mente) são reveladas pelas nossas falas e atitudes (comportamento).
II. EDIFICA OS OUTROS CRENTES. Romanos 14.19.
a. Consolando: 1 Tessalonicenses 2.12. Significa se dirigir a alguém para acalmar, incentivar e encorajar. Uma característica marcante do cristão é a sua disposição em encorajar o seu irmão ex: pessoas doentes, fracas na fé, enlutados etc… Ele está atento as dificuldades e sofrimento do seu próximo e traz sempre um gesto de consolo mostrando a esperança em Jesus Cristo.
b. Exortando: Hebreus 3.13. Significa chamar para o lado com intuito de pedir, instruir e admoestar. Outra característica fundamental do cristão é que ele ao ver um comportamento errado do seu irmão, ele não faz fofoca, ele não caí no mesmo engano, ele o exorta em amor para o bem espiritual do seu próximo, como para o bem de todo o corpo, mostrando assim que o Senhorio sobre a igreja vem do cabeça Jesus Cristo.
III. EVANGELIZA O MUNDO. 1 Pedro 2.9.
a. Pregando o Evangelho: Marcos 16.15. Significa proclamar abertamente, ser um arauto, publicar. O cristão é portador de uma mensagem poderosa. O conteúdo da proclamação do cristão não é elevar a estima das pessoas, pelo contrário e mostrá-las que não somos nada e precisamos de Cristo. É publicar que todos são pecadores, precisam de arrependimento e voltar-se com fé para Jesus como Senhor e Salvador, revelando que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna”. João 3.16. O cristão é uma nova criatura que se posiciona em qualquer ambiente, ele não precisa de um púlpito ou palanque para pregar, ele precisa apenas de ter incrédulos em Jesus a sua volta. O discurso do cristão é exposto independente das conseqüências, seja receber zombaria ou até mesmo sofrimento físico por que seu objetivo é agradar a Deus e não a homens Gálatas 1.10.
b. Ensinando o Evangelho: Mateus 28.19,20. Significa ensinar a guardar, conduzir como um professor, instilar doutrina em alguém. Trazer pessoas a igreja é importante, mas conduzir pessoas a Cristo é uma ordem, e este mandamento é para todos os cristãos, não somente aos pastores e líderes. Um atributo inconfundível do cristão é que antes dele realizar qualquer programação em sua igreja local e ele quer fazer discípulos de Jesus. Ele ensina o próximo a guardar as verdades de Deus tanto formalmente através do estudo da palavra como o ensina com sua própria vida.
Conclusão: A palavra cristão aparece três vezes nas Escrituras, em Atos 11.26; 26.28 e 1 Pedro 4.16. A primeira vez que os crentes em Cristo foram chamados de Cristão foi em Antioquia, Atos 11.26, depois de Barnabé e Saulo ensinarem a igreja durante um ano inteiro os discípulos (alunos, aprendizes) foram chamados de cristãos, isso significa literalmente “seguidor de Cristo” ou “homens de Cristo”. Não sabemos ao certo o motivo de usarem esse termo, alguns acreditam que foi em tom censura ou brincadeira, mas a verdade é que aqueles irmãos foram que reconhecidos pelos de fora da igreja, por pertencer a Jesus Cristo.
A nossa geração é de muitos “evangélicos”, convencidos do evangelho que falam em Jesus, usam o nome de Deus, participa de atividades eclesiásticas, mas me parece de poucos cristãos. Necessitamos nos atentar as palavras do nosso Mestre: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhe direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. Mateus 7. 21-23.
Cristãos vivem para a Glória de Deus! Você é um Cristão ou faz parte de uma numerolatria evangélica? Como você tem sido reconhecido pelos de fora (seus amigos de trabalho, vizinhos…)? Quais são as suas marcas? “Sem mais ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus”. Gálatas 6.17.
Pr. Angelo