Introdução: Por onde se começa a realizar a obra de Deus? O que significa fazer a obra de Deus? Infelizmente muitos têm resumido a obra de Deus como, por exemplo: 1º Pertencer a uma denominação ou 2º Dizimar ou 3º Entregar folhetos na rua ou 4º Ir para um seminário ou 5º alguns acredita que fazer a obra de Deus é construir uma igreja literalmente. Enfim, este equivoco acontece porque muitos cristãos não estão mais olhando como as Escrituras ensinam sobre este assunto e estão tentando fazer a obra de Deus de seu jeito e ao bel-prazer, na verdade alguns tem feito a sua obra e não a que Deus mandou. Como trabalhar nesta obra que é de Deus?
Texto: João 15.
Todo o livro de João é apontando para Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” 1.29. Ele foi escrito para motivar e confirmar a fé (Judeus e gentios) em Jesus Cristo, filho de Deus e defender a Pessoa de Cristo!
Verdades que precisamos crer para fazer a obra de Deus:
- DAR MUITO FRUTO. v.1-8 e v.16
Jesus tem poucas horas (quinta-feira e cap.14) para preparar os discípulos para o tumulto, Ele sabe da “oposição” que recaíra neles, ele recorre a uma alegoria porque fora dos muros de Jerusalém, haviam fileiras de vinhas cobrem as colinas, eles conheciam, traz a imagem de uvas cheia do sumo, porque permaneceram na videira, mas também vem à imagem do agricultor tirando os galhos que não serve para ser queimado, perderam ligação com videira.
Os símbolos: O filho (Jesus) é a videira “verdadeira”, Israel falhou Salmo 80 v.1; v5a, o pai (Deus) o agricultor v.1b, os crentes o ramo 5b. Os passos: Os discípulos submeter à poda do pai (pela palavra) 15.2-3, Os discípulos permanece no filho v4, 5c, 6. O sucesso: resultado em bons frutos v.7-8a. Glorificar o Pai 8b.
Que frutos sãos estes? (Refletir o Caráter de Cristo), “humildade”, “obra maiores”, “paz no coração” em meio as lutas, não tente viver o caráter de Cristo por si mesmo, será uma grande frustração. “Porque sem mim nada podeis fazer. “O fruto é a prova da raiz”. J. Blanchard
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio…” Gálatas 5.22
- TER O AMOR COMO PRIORIDADE v.9-17
A prioridade: O pai ama o filho v.9b;10b, o filho ama o crente v.9, o crente deve amar outros crentes v.12. A prova: O que Jesus fará por seus discípulos na cruz v.13. As promessas: Alegria completa v.11, Nossos ramos carregarão frutos eternos v.16a, Nossas orações serão respondidas v.16b;17.
Ilustração: Um senhor de bastante idade chegou a um consultório médico, pra fazer um curativo em sua mão, na qual havia um profundo corte. E muito apressado pediu urgência no atendimento, pois tinha um compromisso. O médico que o atendia, curioso, perguntou o que tinha de tão urgente pra fazer. O simpático velhinho lhe disse que todas as manhãs ia visitar sua esposa que estava em tratamento numa clínica, com mal de Alzheimer em fase muito avançada. O médico, preocupado com o atraso do atendimento, disse: – Então hoje ela ficará muito preocupada com sua demora? O velhinho respondeu: – Não, ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos que não me reconhece mais. O médico então questionou: – Mas então para que tanta pressa em vê-la todas as manhãs, se ela já não o reconhece mais? O velhinho então deu um sorriso e, batendo de leve no ombro do médico, respondeu: – Ela não sabe quem eu sou… Mas eu sei muito bem quem ela é! O médico teve que segurar suas lágrimas enquanto pensava. O verdadeiro AMOR não se resume ao físico, nem ao romântico…
Não é desse amor de novela, de capa de revista… Os discípulos não serão reconhecidos primeiramente por causa: roupa, saia, carro, I.C.E.B, frase em camiseta, convidar pessoas para igreja etc… Discípulos autênticos João 13.35.
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor, um aos outros.” João 13.35
- SOFRER PELO EVANGELHO v.18.24
Os fatos: Todos os cristãos serão odiados porque Cristo foi odiado v.18,19; Nenhum servo é maior que seu senhor v.20,21; O motivo deste ódio é a pregação destemida de Jesus contra o pecado v.22-24. A predição: Tudo isso está predito em Salmos 35.19; 69.4.
Hoje falar de sofrimento já é um sofrimento, sofrer por “Cristo” e não sofrer por “mim” ex: chatice, não sabe se relacionar… Gálatas. 6.17 não é a circuncisão, mas é sofrer por se posicionar, ou declarar sua crença e vive – lá, pregar contra o pecado e não pecadores, ex: homossexual.
“Deus não vai inspecioná-lo em busca de medalhas, diplomas ou graduações, mas procurará cicatrizes”. Elbert Hubbard
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9.23
Conclusão: Como fazer a obra de Deus? v.25-27. Devemos testemunhar Jesus em nossas vidas através de muitos frutos, do amor e do sofrimento pelo Evangelho. Não resuma a obra de Deus a uma atitude somente!
Ilustração: Há muitos anos, alguns garimpeiros estavam há meses à procura de ouro, quando um deles encontrou um veio muito rico. Trabalhando avidamente, os homens depressa conseguiram uma boa quantidade do precioso metal. No entanto, suas provisões estavam se acabando e precisavam ir à cidade buscar mantimentos. Concordaram, então, em não dizer nada a ninguém. E, assim, o fizeram, mas, quando estavam para voltar para o campo, um grupo de homens juntou-se a eles e estavam prontos a segui-los. – O que vocês querem?, perguntaram eles. – Queremos ir com vocês; vocês encontraram ouro! – Quem lhes contou isso? – Ninguém! As vossas caras mostraram!
JESUS É A NOSSA REFERÊNCIA PARA ENTENDER E FAZER A OBRA DE DEUS PAI!
Pr. Angelo Junior