Introdução: Talvez você diga diante de uma pessoa que já pecou contra você mais de 490 vezes “Eu não consigo perdoar”, é possível que você fale: “Pastor eu realmente não consigo perdoar, eu até gostaria, mas não dá”!! Veremos hoje o que realmente está por trás desta perigosa frase?
Texto: Mateus 18. 21-22. Os rabis ordenavam perdoar 3 x, Pedro pensou estar sendo excepcional com na sugestão, porém Jesus ensinou que não devemos usar a matemática na prática do perdão, devemos perdoar inúmeras vezes.
Ao dizer essa frase: “Eu não consigo perdoar” nós estamos equivocado em 3 verdades teológica ou bíblica:
- Não reconhecer a profundidade da sua natureza pecaminosa. Tiago 1.13-16
É possível que você não veja ou esteja sem disposição em reconhecer a sua natureza pecaminosa, o que é isso? Não é que não conseguimos perdoar, na verdade nós não queremos perdoar por causa da ruindade do nosso coração. Precisamos admitir diante do Deus santo que ao ser ofendido a nossa inclinação é para não perdoar. Nós não queremos perdoar porque nos concentramos na maldade da ofensa. Ruim não somente que me ofendeu, mas eu também em não perdoar. Jeremias 17.9.
- Talvez você esteja estabelecendo o seu próprio padrão de justiça. Filipenses 3.4-10
Esse é um dos pecados comum no homem (a). Quando eu uso essa expressão “eu não consigo perdoar” é porque eu estabeleci o padrão de justiça. Eu tenho padrão do que é certo ou errado, e eu dou o veredito!! Ex: “Você já errou uma vez comigo, então agora eu quero sua perfeição, você não pode mais errar”, pensando assim eu estou no papel de juiz do meu próximo e vou conceder perdão conforme os meus padrões. Quais são eles? Posso me basear em experiências pessoas (como as pessoas se relaciona comigo), na minha criação, etc… ex: “minha mãe dizia se eu chegar chorando em casa porque apanhei na escola, vou apanhar mais”, isso influencia meu padrão de justiça.
Mas Jesus é o Justo, Atos 7.52, Jesus Cristo é o meu padrão de Justiça, É Ele que dá o veredito para tudo!!
Eu preciso decidir quem será o juiz do meu próximo, Deus ou Eu? Eu posso ter o costume de dizer: eu não sou Deus para perdoar, mas quero ser Deus para condenar, porém algo esta errado!
- Incapacidade ou indisposição para entender e receber o perdão de Deus. 1Timóteo 1. 15-16
Quando nós dizemos “eu não consigo perdoar”, eu estou dizendo eu não consigo entender e receber o perdão de Deus, sendo eu pecador e com esta natureza, que estabelecia os próprios padrões e Deus se ira contra o pecado, mesmo assim a graça de Dele me alcançou de maneira profunda, ele me perdoou sendo eu o pior dos pecadores, ele vive em mim, o que me impedi de perdoar?
Quando eu falo: “eu não consigo perdoar”, ou eu estou com incapacidade (não compreendi o perdão) ou indisposição (eu não quero), ou eu não conheci o verdadeiramente o perdão de Deus por meio de arrependimento e fé, Marcos 1.15.
Conclusão: Dois fatores nos atrapalha para perdoar, 1 º Não estar em um processo de santificação (vida espiritual fraca) e 2º O acusador Apocalipse 2.10 (lançando dúvidas sobre perdão). Não perdoando nós ofendemos a Deus, até em então havia um em pecado (ofensor), não perdoando a dois (ofendido). Porém, o contato com a graça e amor de Jesus nos livra dos falsos enganos do coração, e uma dessas mentiras é o “Eu não consigo perdoar”.
“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus”. 1 João 2.12
Pr. Angelo Junior